Agronegócio

Nelore Barros Correia possui genética diferenciada para atender pecuária nacional


Fonte: ASSESSORIA

11/10/2017 13h27

A seleção Nelore Barros Correia é, sem dúvidas, a mais procurada em Alagoas e uma das mais consolidadas no País. Os animais possuem genética diferenciada e trabalhada para atender o perfil da pecuária e do mercado. O rebanho da marca IBC estarão em oferta na 16ª edição do leilão, que ocorre no dia 21 de outubro, na Fazenda Recanto, em Chã Preta/AL.

Os Irmãos Barros Correia foram os pioneiros em Alagoas a realizar tecnologias a favor do melhoramento genético da raça. Todos os animais do remate fazem parte do Programa de Melhoramento Genético (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Na Recanto, mais de 8.600 animais já foram registrados. Para Celso Barros Correia, “são seis gerações que nós temos de trabalho, então é uma bagagem que aumenta a responsabilidade”. A seleção se baseia no registro com controle de genealogia e de qualidade. A “marcação” de cada animal oficializa o trabalho de 38 anos com o rebanho IBC.

"Nós estamos fazendo um trabalho baseado no nosso critério. E nós apreciamos e temos como base a preservação da morfologia dos animais, pois nós trabalhamos quase 40 anos para ter animais corrigidos no aprumo e na parte de caracterização racial. Aos poucos, vamos adequando o rebanho a essa funcionalidade tão exigida hoje pela pecuária e pelo mercado", explica Celso Barros Correia.

O reconhecimento que a seleção IBC conquistou ao longo dos anos traz visibilidade e aumenta a responsabilidade na hora de ofertar o animal. Para Frederico Acioli, do escritório da ABCZ em Maceió, o rebanho Nelore Barros Correia possui excelentes resultados. “Os animais são recordistas de preço, inclusive a vaca mais cara do Brasil foi a típica Barros Correia. E isso demonstra o trabalho sério que é feito na fazenda. Encontrar um animal com problemas é praticamente impossível. O padrão de genética do gado IBC é muito alto, a pressão de seleção no rebanho é muito grande também”, aponta Frederico.

Prateleira cheia

O remate terá uma variedade de lotes de touros elite com avaliação positiva, matrizes elite, novilhas e vacas criadas à campo, com crias ao pé ou prontas para a reprodução. As fêmeas comercializadas no leilão já estão inseminadas todas com as prenhezes positivas e adiantadas, chegando à fazenda do cliente vão parir dentro da estação de monta. Já as novilhas mais novas vão inseminadas sem o diagnóstico de prenhez, devido a serem mais novas.

A programação do dia 21 de outubro contará também com o Dia de Campo, que terá início às 8h. O evento reunirá as empresas parceiras com estandes montados para atender o público, com oferta de novos produtos tecnológicos para o setor como um todo, promoções e técnicos especialistas da área para prestar consultorias.

Serviço

16º Leilão Nelore Barros Correia

Local: Fazenda Recanto – Viçosa/AL

Data: 21 de outubro

Horário: 8h (início do Dia de Campo)



Compartilhe