Agronegócio

Igaci promove 3º Festival de Caprinocultura em novembro


Fonte: Agência Alagoas

03/11/2017 15h10

Promover o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura na região do Agreste é o objetivo da 3ª Expocabra, evento que ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro, em Igaci, com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). O festival é uma promoção da Associação de Agricultores Alternativos de Igaci.
 
Durante os quatro dias de programação, os visitantes e produtores terão a oportunidade de acompanhar torneio leiteiro, pequeno curso ministrado pelo médico veterinário, Leonardo Alves, palestras com técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Cooperativa de Crédito Rural do Agreste (Cooperagre).
 
Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, o evento é de grande importância para a cadeia produtiva e serve ainda para incentivar a produção de leite em Alagoas.
 
No evento haverá ainda oficinas para criadores, palestras sobre convivência com o semiárido, uso da água, meio ambiente e compras governamentais e mercados privados.
 
O leite de cabra foi incluído no Programa de Aquisições de Alimentos (PAA Leite) a partir da parceria entre a Secretaria da Agricultura e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), atendendo mais de 100 famílias do Sertão e Agreste. Dentro do programa em Alagoas, são distribuídos 500 litros de leite de cabra mensalmente para as famílias inscritas no programa social.
 
Rosivânia Vieira, uma das coordenadoras do festival, explica que o evento se propõe aos produtores uma visão ampliada quanto à possibilidade e lucratividade da produção de leite de cabra, sobretudo mais divulgação da caprinocultura nas escolas e acesso aos parceiros. 



Compartilhe