Agronegócio

CPLA pede apoio de deputados para aprovação de mudanças no programa do leite


Fonte: Assessoria

14/11/2017 14h19

Visando o incentivo ao produtor leiteiro do estado, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas - CPLA pede o apoio dos deputados federais para a apreciação do Projeto de Lei Nº 6.901, de 2017, que altera o art.17 da Lei n° 12.512, de 14 de outubro de 2011, para dispor sobre o limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com o relatório do Deputado Walter Alves, no qual defende as ideias do autor do projeto senador Cássio Cunha Lima – PSDB/PB, o limite atual para a compra do leite, desestimula o produtor ao inviabilizar a ampliação de sua capacidade produtiva.

“A fixação de um limite por volume permitirá aos produtores planejarem sua produção, sabendo com antecedência a quantidade de animais, insumos e estrutura necessários para alcançar tal quantidade”, ressalta. 

A PL deverá garantir a compra de pelo menos 35 litros de leite por dia de cada agricultor familiar pelo período a que se referir o limite. Em Alagoas, o programa já atende 5,4 mil pequenos produtores e onze laticínios, beneficiando cerca de 320 mil pessoas.

"O Programa do Leite é um fator de grande importância para o cenário produtor da região. Essa alteração será uma maneira de continuarmos com o bom desempenho da produção local. Além de ser uma forma de manter o produtor do campo, evitando o êxodo rural, e possibilitando a sua geração de renda e o sustento de sua família”, declara Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.



Compartilhe