Agronegócio

Municípios do interior de Alagoas recebem Torneio Leiteiro da CPLA


Fonte: Assessoria

30/11/2017 09h37

A festa no campo continua. Em mais um final de semana de competições, os municípios de Jacaré dos Homens - Povoado Ribeira e Senador Rui Palmeira - Lage Grande, receberam as edições do Torneio Leiteiro da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas – CPLA, que está rodando o estado apresentando o potencial produtivo de qualidade dos pequenos produtores do interior de Alagoas.

Em Jacaré dos Homens, 20 animais participaram do evento, entre vacas e novilhas. A concorrência foi acirrada entre os produtores. Já no segundo dia do torneio, os agricultores Mário Cruz e Luiz Henrique disputaram grama a grama de leite pelo primeiro lugar.

No final, os animais de Mário Cruz foram consagrados campeões, conquistando o 1º e 2º, com uma produção total de 82 kg e 80 kg, respectivamente, nos dois dias de evento. As primeiras colocações receberam kits de ordenha, material de higienização e utensílios concedidos pela Secretaria Municipal de Agricultura de Jacaré dos Homens.

Lage Grande

O clima de confraternização no setor leiteiro também se fez presente na Lage Grande, em Senador Rui Palmeira. 19 pequenos produtores levaram o melhor de sua criação para o local do evento.

O animal vencedor produziu o total de 62 kg de leite nos dois dias de torneio. O segundo lugar apresentou um total de 56 kg de leite e o terceiro lugar garantiu um total de 55 kg de leite. Todos os competidores ganharam troféus em forma de parabenização pelo desempenho no torneio.

Além disso, o 1º colocado recebeu um kit completo de ordenha. E para o 2º ao 4º lugar, foram concedidos baldes de 50 L para auxiliar na captura do leite.

“O torneio leiteiro é um incentivo a produção leiteira. Uma troca de experiências entre os produtores visando à importância do melhoramento genético do rebanho, onde esses produtores tem a parceria da cooperativa para inseminação artificial, a inseminação com embrião, além de aquisição de ração com preços abaixo do mercado. Essa parceria entre CPLA e o produtor ajuda bastante ao fortalecer a agricultura familiar”, ressalta Maria Aparecida de Oliveira, técnica da CPLA.

A noite contou com a presença do ministro Marx Beltrão, da Prefeita do Município, Jeane Oliveira, do presidente da EMATER, Elizeu Rego e da Secretaria de Agricultura do Município de Senador Rui Palmeira, Maria da Paz.

Calendário

Dos dias 30/11 a 02/12, é a vez de Piranhas ser a sede do Torneio. A Associação Olho D’água do Araçá, em Santana do Ipanema, garante sua participação durante os dias 09 e 10/12. E encerrando a temporada, nos dias 21, 22 e 23, Mar Vermelho sediará o evento final.

A CPLA conta com apoio das prefeituras municipais, gestores de agricultura e governo de Alagoas  como apoiadores dos eventos leiteiros. 



Compartilhe