Agronegócio

CPLA prepara 1º leilão exclusivo da agricultura familiar


Fonte: Assessoria

02/02/2018 10h03

Desde sua instalação entre os agricultores familiares da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), o Programa Girolando  CPLA  de registro  de animais e melhoramento genético,  tem apresentado caminhos para uma nova realidade produtiva por reconhecer e comprovar a genealogia de animais de genética superior em meio ao rebanho dos pequenos produtores.

Instaurado em outubro passado, com os primeiros trabalhos de acompanhamento e seleção iniciados em novembro, o Girolando CPLA prepara um fato inédito na história do setor: o 1º leilão exclusivo da Agricultura Familiar. O evento, que de acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro,  promove a democratização da genética leiteira, já tem data marcada para agosto desse ano, em Capelinha, no município de Major Izidoro. 

“Alagoas é reconhecida nacionalmente pelo bom trabalho de grandes produtores e também pode tornar-se referência em qualidade produtiva dos animais inseridos na agricultura familiar. O  primeiro leilão traduz  o desejo desse produtor em tornar cada vez mais sólida sua atividade e agregar valor ao animal”,  justifica Monteiro.

O acompanhamento dos animais que serão selecionados para o Leilão, de acordo com especialista em raças leiteiras,  Nauber Almeida, zootécnista e diretor da Giro do Gir,   também passa por uma das tarefas do Programa da CPLA. “Um animal registrado já ocupa um lugar elevado na cadeia leiteira. Apesar do pouco tempo, já atestamos a competência desses animais e identificamos membros de famílias nobres do girolando. Isso é muito positivo e permite apurar ainda mais a genética no curral”, comentou.

Com um salto de qualidade considerável em domínio de conhecimento genético sobre os animais, reprodução e ferramentas de manejo  feito em menos de seis meses, o presidente da CPLA ,ALdemar Monteiro, informa que também faz parte  do programa o acompanhamento para manutenção de novos animais e seleção da raça  para participar de exposições do agronegócio.

“A desenvoltura de animais de excelência genética e genealogia é um dos objetivos com esse leilão da agricultura familiar. Nosso objetivo é justamente provar a competência da agricultura familiar em todos os quesitos que envolva genética e produção, minimizando os espaços técnicos entres as classificações de criadores”, finalizou. 



Compartilhe