Agronegócio

Fábrica-escola será implantada no município de Delmiro Gouveia


Fonte: Agência Alagoas

19/02/2018 14h28

Com investimentos de R$ 450 mil, fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), será implantada em Delmiro Gouveia, em breve, a primeira Fábrica-escola para beneficiamento de carne em ovinocaprinocultura.

 

A escolha da unidade em Delmiro Gouveia deve-se ao fato de se apresentar como município polo do Sertão, e também vai atender aos municípios de Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas.

 

Construída numa área de 200 m², a Fábrica-escola vai absorver toda produção de ovinos e caprinos do Alto Sertão, agregando valor às carcaças por meio de cortes especiais e ainda com possibilidade de processamento de embutidos, linguiças e hambúrgueres.

 

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, destaca a importância da implantação da Fábrica-escola em Delmiro Gouveia, uma vez que passará absorver toda produção de ouvinos e caprinos nos municípios do Alto Sertão, agregando valor das carcaças, por meio de cortes especiais. “Na prática, a carcaça deve ser o referencial da cadeia produtiva e comercial da carne, e isso seguramente vai gerar emprego e renda para os produtores de ovinos e caprinos no Sertão alagoano”, explica Santiago.

Segundo o secretário, com sua estrutura totalmente preparada para atender a demanda da região, a Fábrica-escola terá um papel muito importante no aproveitamento e rendimento da carcaça para os produtores e consumidores.

 

Manoel Henrique, secretário Executivo de Políticas Agropecuárias da Seagri, informa que em suas instalações a Fábrica-escola será dotada de plataforma contendo sala de recepção de carcaças, unidade de processamento, local para expedição, câmaras frigoríficas, mesas para corte e lavagem, sala de corte de carcaças, refeitório, salas de administração e banheiros.

 

Além de estacionamento para veículos, a unidade terá ainda módulo de usina de beneficiamento de leite caprino, sala de refrigeração, recepção de leite e laboratório.

 

Para o prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, a parceria entre o governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, e a prefeitura está sendo extremamente fundamental para a abertura da Fábrica-escola, o que além de gerar emprego e renda para o município, também vai contribuir com o desenvolvimento do Alto Sertão de Alagoas.

 

“Estamos concretizando um antigo sonho dos produtores e dos consumidores dos nove municípios que compõem o Alto Sertão, o papel do Governo de Alagoas é de grande importância”, afirma o prefeito Padre Eraldo.



Compartilhe