Agronegócio

Campanha de adesão aponta benefícios aos produtores


Fonte: Assessoria

02/04/2018 13h49

O departamento de meio ambiente da Cooperativa Pindorama em ação conjunta com a gerência agrícola está levando aos colonos a campanha de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A inscrição das propriedades rurais visa facilitar o mapeamento das propriedades rurais, auxiliar no controle do desmatamento e da localização das reservas legais.

Oferecendo todo aparato de suporte na execução do cadastro eletrônico da propriedade rural, o setor de meio ambiente da Pindorama está entregando aos produtores conteúdo completo, nos postos agrícolas, inclusive sobre os benefícios e perdas caso a propriedade não esteja até o prazo final concedido pelo governo federal, estipulado para  maio deste ano.

Segundo o gerente de meio ambiente, Weverton Ferreira,  a adesão ao CAR facilitará o domínio de conhecimento da propriedade, facilitando o planejamento produtivo do associado. “O CAR traz a importante questão de se estar em dia com a legislação ambiental e a conscientização sobre o crescimento econômico da propriedade de modo sustentável”, explica.

Outro benefício ao produtor, enfatizado desde a instituição do CAR com o novo Novo Código Florestal, é a facilidade na obtenção de crédito rural com taxas de juros menores e prazos de pagamentos maiores, além do aumento do limite de crédito com relação ao praticado atualmente. “O produtor que estiver resguardado com seu registro em dia no CAR também poderá gozar desse  benefício em operações de crédito e seguro agrícola”, confirma o gerente Weverton.

Na rotina de atividades da Pindorama, a comprovação de adesão ao CAR também ganha  benefícios específicos. São eles: programa de incentivo a produção;  aquisição de insumos a baixo custo; isenção de impostos na compra de equipamentos e permite maior produtividade e competitividade no mercado.

Com um processo de mapeamento da propriedade rural 100% eletrônico, para aderir ao CAR ,os produtores de Pindorama que ainda não  iniciaram o processo, devem se dirigir diretamente aos departamento de meio ambiente da Pindorama ou ao posto agrícola mais próximo com cópias e originais de documento de identidade e CPF do titular do lote, além de comprovante de residência e dados sobre o lote a ser registrado em hectares de terra.  

Panorama

Das 1.100 propriedades cadastradas na Cooperativa Pindorama,  o total de 411 já foram cadastradas. Segundo boletim  do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério de Meio Ambiente, o estado de Alagoas possui 58,54% de suas terras inscritas no CAR e 66.378 imóveis cadastrados.



Compartilhe