Agronegócio

Pindorama compartilha experiência do Programa do Leite


Fonte: Assessoria

10/04/2018 15h03

Referência em cooperativismo na agricultura familiar, a Cooperativa Pindorama  recebeu, na última sexta-feira,6, um grupo de gestores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), de oito estados,  que estiveram reunidos em  Maceió para a 1ª Oficina de Trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) desde quarta-feira,4. 

A visita teve  o objetivo de que todos os coordenadores do programa, além de técnicos e cooperativas,  conhecessem todas as etapas da produção: ordenha, armazenagem, coleta e recebimento do leite, análise de qualidade, registro no sistema, industrialização no Laticínio Pindorama e procedimento de distribuição à comunidade que recebe o leite.

A série de visitas  foi conduzida pelo vice-presidente da Pindorama, Carlos Roberto e o diretor secretário, Antônio de Oliveira. “O Programa do Leite cada vez mais ganha nossos produtores e tem levado mais  produtividade à nossa região. Creio que conseguimos conceder uma visualização à todas partes envolvidas no Programa e deixar nossa contribuição para os outros estados”,  disse o vice-presidente.

No campo, a comitiva visitou ainda a propriedade do produtor Praxedes Rodrigues, um grande exemplo de produtor eficiente de leite da região.  Por lá, o grupo gestor o PAA do Brasil testemunhou, inclusive,  a rotina de produção  e a ordenha.

Além de conhecer o circuito do leite, a comitiva visitou as instalações da cooperativa e conheceu os produtos fabricados na indústria de alimentos. A visita foi encerrada com um almoço realizado no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (CETRUP), com a presença do presidente a Cooperativa, Klécio Santos. Na oportunidade, os  participantes assistiram um vídeo insticional sobre a trajetória da Pindorama  e ouviram o testemunho do presidente da cooperativa sobre a experiência com o Programa do Leite.

“Esse é um dos programas mais importantes que temos na agricultura familiar e  no contexto social. De baixo custo e com grande aptidão produtiva na região, encontramos nesse programa uma fonte de renda e  fortalecimento  do homem no campo”, disse o presidente Klécio.

Atualmente a Pindorama coleta  diariamente 14 mil litros de leite. Um trabalho de capacitação técnica e estruturação de manejo estão sendo implantados com o objetivo de ampliar a produção para 20 mil litros por dia.



Compartilhe