Agronegócio

8ª Expoalagoas Genética terá programação recheada


Fonte: Assessoria

20/04/2018 14h02

Vitrine da genética de Alagoas, a programação da 8ª Expoalagoas Genética contemplará as diversas cadeias produtivas da pecuária, de17 e 20 de maio, no Parque José da Silva Nogueira, o Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche, em Maceió. A exposição, que é promovida pela Associação dos Criadores (ACA),  está sendo muito aguardada por criadores de todo o Nordeste, além de estudantes e profissionais da área do agronegócio. 

De perfil técnico, exclusiva para criadores e produtores rurais,  a programação contará com  leilões, julgamentos, competições, além  cursos e palestras sobre diversos temas referentes ao setor.  Os criadores colocarão em vitrine seus trabalho com as raças bovinos, equinos e ovinos.

Em animais em exposição, a estimativa da ACA, segundo o presidente Domício Silva, é receber cerca de 700 animais para leilões e exposição. Nas raças bovinas estão o nelore, gir, e girolando; nos equinos estão o quarto de milha, mangalarga marchador e campolina, além de ovinos da raça dorper. "A genética sempre foi um patrimônio da nossa pecuária e tem colocado Alagoas  entre as melhores estatísticas. Ter um espaço dedicado a aprimorar e apresentar os resultados tem contribuído para fomentar avanços e uniformizar  a produção interna",  explicou Domício. 

No setor de negócio rurais, a Exposição já possui três leilões durante os quatro dias de evento. São eles: o 13º Vaquejada e Trabalho, exclusivo da raça quarto de milha; o Leilão Genética de Berço da Agropecuária Pereira, em que participam as raças leiteiras, e o Leilão dos ovinos Dorper, que irá abrir a sequência da atividade no evento, no dia 17. 

Na programação técnica de cursos e palestras, serão ofertadas aos produtores  rurais e estudantes cursos como o de "Integração, Lavoura e Pecuária"; "Plantio de Eucalipto"; "Curso de Gerenciamento de Fazenda", além de palestras.  Por mais um ano, o  Campeonato de Competição de Três Tambores e o Campeonato Nordestino do Cavalo  Mangalarga Marchador agitam as disputas por medalhas dentro da Exposição. 

Megaleite

Com grande prestígio em âmbito nacional, a exposição recebe novamente a Megaleite, que esse ano vem com uma novidade, o Circuito Megaleite de Exposições Interestaduais de Girolando, que busca uma interação maior dos criadores de Girolando de todas as regiões do país. A Expoalagoas fará parte do encerramento da etapa Nordeste do evento.

A Expoalagoas Genética é realizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri). A entrada no evento é gratuita.



Compartilhe