Agronegócio

1º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar reafirma tradição leiteira


Fonte: Assessoria

04/06/2018 17h00

Maior vitrine do trabalho do pequeno produtor de leite, o 1º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar, promovido pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e Associações de Produtores da Zona Urbana de Jacaré dos Homens, demonstrou a vocação dos pequenos produtores e a produtividade da categoria.  O evento  reuniu fêmeas gir e girolando, nas categorias novilhas e adultas, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Jacaré dos Homens.

Com 11 animais no páreo, o Torneio elegeu o rendimento leiteiro de 40,8 quilos, após uma série de 4 ordenhas, da fêmea adulta  do produtor Davi Souza. Na categoria novilha, o banho de leite do campeão foi para o produtor “Bico”, com a vaca jovem, produtora de  26 quilos.

O incentivo vindo do Torneio animou os produtores, que fizeram do Torneio ponto de encontro e valorização da  atividade, segundo Davi Silva, vencedor da categoria adulta.  “É importante vir ao público, mostrar a relevância do nosso trabalho, que muitas vezes, pelo cotidiano, fica esquecido na zona rural. A população de Jacaré prestigiou e celebrou a cultura leiteira”, ressaltou o produtor.

A CPLA, com apoio da prefeitura municipal, governo de Alagoas e Secretaria de Agricultura premiou todos os participantes com kits de ordenhas e higiene animal. Um bônus em R$ 800,00 foi ofertado pela cooperativa para investimento na Associação.
Conhecimento

Entre uma ordenha e outra, durante os três dias de competição não faltou conteúdo técnico compartilhado pela equipe da CPLA. A cooperativa, em parceria com o Sebrae/AL,  ministrou duas  palestras, realizada na sexta-feira,1º de junho, data que comemora-se, mundialmente, o Dia do Leite.

O gerente adjunto de agronegócio do Sebrae/AL, Marcos Fontes, levou o tema melhoramento genético e apresentou facilidades na aquisição de embriões e biotecnologias de reprodução. “São facilidades realmente que cabem no bolso do pequeno produtor e que vai acelerar em, pelo menos quatro gerações, o potencial do rebanho. São investimentos onde o pequeno produtor entra com a contrapartida de 20% e que vai sentir a evolução de produtividade”, explicou Fontes se referindo ao Programa Crescer no Campo Leite e Derivados.

A segunda pausa do Torneio aconteceu também para as orientações da CPLA repassadas na palestra “Cooperativismo e sustentabilidade”. “O cooperativismo é o nosso melhor instrumento de trabalho e organização pela via da agricultura familiar. Os produtores estão de parabéns pela qualidade dos animais expostos e comprovação, na prática, de suas produções. Vamos continuar levando essa irreverência e desenvolvimento técnico para as comunidades com mais torneios em nossas associações”, declarou Monteiro.

O Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar da Associação de Produtores da Zona Urbana de  Jacaré dos Homens contou com o prestígio da ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha. “Estou surpresa e ao mesmo tempo orgulhosa em ver o quanto nossa agricultura familiar é grande e forte. Me coloco à disposição para defender essa atividade que tanto emprega  e permite às famílias do campo sobreviverem”, narrou Célia aos produtores.

Dia Mundial do Leite

No Dia Mundial do Leite,  comemorado no 1º de junho,  a equipe da CPLA aproveitou para comemorar a data ao lados dos produtores. Num ato  em prol da data,  o presidente Aldemar Monteiro reuniu equipe e produtores para fazer um brinde com um brinde regado a leite.

“Esse é o líquido que nos alimenta, que emprega, gera riquezas e que deve nos acompanhar por toda vida. Nosso trabalho é o leite e pelo leite nos desafiamos a investir e produzir mais e melhor. O leite está presente no mundo inteiro e emprega bilhões de pessoas. Por isso, vamos celebrar a data trabalhando mais por ele e incentivando seu consumo”, advertiu Monteiro.

Com uma pauta própria para o setor, em Alagoas, segundo a CPLA, a data coloca em discussão o projeto da UBL como maior vetor em destaque dos últimos tempos.  A cooperativa renovou seu pedido de apoio à Célia Rocha. “Comprovamos os impactos e revitalização que vem embutidos com esse projeto. Estamos levando essa pauta aos ministério de governo e reforçando apoio aos instrumentos de estado”, revelou Rocha. 



Compartilhe