Blog sobre o setor rural de Alagoas

Presidente da Faeal destaca importância do seminário de grãos para a agricultura de AL


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

14/11/2018 15h29

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, e o vice-presidente da entidade que representa os produtores rurais alagoanos, Edilson Maia, participaram, esta semana, das palestras do IV Seminário de Produção de Grãos de Alagoas.

O evento, que foi promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, e pelo Sebrae-AL, foi realizado nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.

O seminário apresentou os avanços tecnológicos da agricultura, perspectivas futuras e o resultado do plantio de grãos em Alagoas como alternativa a exploração de lavouras as áreas que antes eram usadas para o plantio de cana-de-açúcar.

“Este seminário é importante para Alagoas em meio à crise da cana que deixou áreas produtivas disponíveis em vários municípios do Estado. A cultura de grãos é uma atividade que gera emprego e renda e que terá, a exemplo da cana, uma importância significativa para a economia alagoana. Os resultados dos plantios mostram a capacidade do nosso Estado”, afirmou o presidente da Faeal.

Álvaro Almeida também parabenizou o Governo de Alagoas pela iniciativa executada em parceria com o Sebrae-AL, lembrando que o incentivo a diversificação de culturas em Alagoas “é uma luta antiga defendida pelo agropecuarista Álvaro Vasconcelos quando presidente da Associação dos Criadores de Alagoas. E, a exemplo de edições anteriores, este seminário foi um verdadeiro sucesso, onde os produtores rurais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, contando também com a presença de empresas do segmento agrícola. Neste contexto, tanto a Faeal, quanto o Senar não poderiam ficar de fora, dando total apoio ao evento”, destacou.



Compartilhe
comentários

Sindaçúcar-AL entrega documento que pede a redução de carga tributária estadual para o setor


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

06/11/2018 14h51

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira, entregou, na tarde desta segunda-feira, 05, ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedutur), Rafael Brito, o termo de adesão das usinas ao programa especial de concessão de benefícios fiscais que prevê a redução da carga tributária no setor sucroenergético.

A medida desonera o setor e gera incentivos para a cadeia produtiva da cana no Estado. A reunião foi realizada na sede da Sedetur e contou com a presença de técnicos da secretaria.

“Este processo que começou com a publicação do decreto governamental, seguindo da Instrução Normativa da Secretaria da Fazenda, que operacionalizou este regime fiscal. Agora, a última etapa consiste que a sociedade civil de Alagoas (colegiado do Conedes) reconheça o esforço governamental e a importância da agroindústria canavieira com a sua necessidade de recuperar empregos, renda e a produtividade que existia no passado. Essa redução de carga e equiparação com outros Estados tira das usinas a obrigação de só exportar e dar opção para a venda no mercado interno”, ressaltou Nogueira.

Para o secretário Rafael Brito, a medida é uma contribuição dada pelo Estado para que as indústrias possam voltar a produzir mais, gerando emprego e renda. Atualmente, o setor conta com mais de 85 mil postos de trabalho.

“Foi uma medida que foi encontrada por meio da parceria firmada entre o Governo do Estado com a iniciativa privada para que estas empresas voltem a ter competitividade no mercado alagoano e nacional. Não sendo obrigada apenas a exportar a produção”, afirmou o Rafael Brito.

De acordo com o secretário, com a medida adotada, o setor sucroenergético, a exemplo de outras cadeias produtivas que tiveram a carga tributária desonerada, deve aumentar a arrecadação. “Não tenho dúvidas de que isso irá acontecer com as empresas investindo no mercado interno, trabalhando o açúcar e o etanol, resultando também numa maior arrecadação de impostos para Alagoas”, ressaltou.



Compartilhe
comentários

Fetag/AL e Senar avaliam construção de barragens subterrâneas para agricultura familiar


AL Rural

02/11/2018 10h35

Os dirigentes da  Federação dos Trabalhadores de Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetaç/AL) estiveram, na última terça-feira,30,  junto com  o presidente da Federação da Agricultura e Peucária de Alagoas  (Faeal), Alvaro Almeida,  vistoriando três barragens subterrâneas utilizadas  por agricultores familiares em São José da Tapera. 

A visita teve o objetivo de avaliar a possibilidade de construções de novas  barragens para localidades que atendam os pequenos produtores. De acordo com Robério Silva,  secretário de Políticas Agrícolas da Fetag/AL, a vistoria mostrou a  verdadeira dimensão da realidade sertaneja.

 “A dura realidade dos agricultores foi vista de perto em São José da Tapera. O mesmo cenário de escassez também é visto na zona rural de outros municípios de forma ainda mais calamitosa. Essa tecnologia vem a fomentar benefícios para as famílias rurais”, descreveu Silva.

Com o apoio  a Faeal  e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  segundo Robério o plano é  construir mais barragens que atendam a um grupo maior de pequenos produtores.

Para o presidente da Fetag/AL,  Givaldo Teles,  a barragens subterrânes aparecem como solução para a gestão hídrica na agricultura familiar. “Vimos que o uso de barragens subterrâneas tem proporcionado melhorias significativas para os agricultores que convivem com a escassez hídrica por ampliar a oferta de água, gerar aumento na produtividade e renda”,  examinou Teles. 



Compartilhe
comentários

Presidente da Faeal destaca a importância da Expoagro para o agronegócio alagoano


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

26/10/2018 15h13

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, participou da solenidade oficial de abertura da Expoagro 2018, que ocorre no Parque da Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió, até o próximo domingo, dia 28.

Na oportunidade, Almeida destacou a importância da maior exposição do agronegócio alagoano e da região Nordeste - em termos de faturamento na comercialização de animais - para o desenvolvimento da pecuária do Estado.

A exemplo de edições anteriores da Expoagro, a Federação da Agricultura participa da exposição como parceira do evento e também como expositora com um estande montado que apresenta os serviços realizados pelo Senar-AL, além da apresentação de um ônibus usado como laboratório de informática destinado a capacitação do produtor rural no campo.

“Essa parceria com a Associação dos Criadores de Alagoas, promotora da Expoagro, sempre existirá. Afinal, além da importância da entidade para a pecuária do nosso Estado, a diretoria dela tem um grande vínculo com a Faeal. A Expoagro é o mais importante evento da pecuária alagoana e o Senar-AL e a Faeal não poderiam deixar de estar presente a este evento”, afirmou Almeida.

Para o líder do setor agropecuário do Estado, a exposição é um espaço para a realização de grandes negócios que serve de vitrine para mostrar o trabalho desenvolvido pelos criadores alagoanos.

“Parabenizo a todos os companheiros agropecuaristas e que a exposição mostre a pujança da pecuária. Gerar emprego, renda e produzir no campo, é o que produtor rural sabe fazer, contribuindo com o desenvolvimento sócio e econômico do nosso Estado”, finalizou Almeida.

 



Compartilhe
comentários

Fetag/AL consegue liberação para construção de 39 casas pelo PNHR em Canapi


AL Rural

24/10/2018 20h43

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetag/AL) conseguiu, nesta segunda-feira,22, junto a prefeitura de Canapi e a Câmara Municipal de Vereadores, a autorização para a construção de 39 unidade de habitação em áreas pertencentes ao município, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
 
Após reunião com os dirigentes da Fetag/AL, o município de Canapi, por meio do  prefeito Vinicius Lima e do presidente da câmara de vereadores, Aloisio Basílio, se comprometeu em reconhecer a posse e  apoiar no que for necessário para dar condições à obra. A reunião foi conduzida pelo presidente da Fetag/AL,  Givaldo Teles,  com o suporte do secretário de Administração de Finanças, Genivaldo Oliveira,  e do secretário de Políticas Agrícolas, José Robério Oliveira.
 
Para o presidente da Fetag/AL, Givaldo Teles, a conquista para as dezenas de  agricultores de Canapi refletirá em maior qualidade de  vida e melhorias produtivas no campo. “Após esse intermédio da Federação,  vai ser possível dar condições dignas de habitação ao agricultor de Canapi. Mais 39 famílias vão conquistar o tão almejado sonho da casa própria, com toda estrutura necessária para viver dignamente” , comemora o presidente da Fetag, Givaldo Teles.
 
 De acordo com Robério Oliveira, secretário de Políticas Agrícolas, Federação segue disposta a continuar trabalhando pela execução do PNHR. "O programa vem mudando não só a paisagem do meio rural mas   afetando positivamente o desempenho no campo. Foi dado um grande passo em Canapi e poderemos continuar operando também em outros municípios”,  reconheceu o diretor Robério Oliveira.


Compartilhe
comentários

I Copa de Marcha da Expoagro vai distribuir R$ 10 mil em prêmios


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

24/10/2018 16h27

A programação da 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro) traz na próxima sexta-feira, dia 26, a I Copa de Marcha Terra dos Marechais. A disputa faz parte da programação criada para os criadores e amantes de equinos que prestigiam a exposição, que prossegue até o dia 28.

A competição, que reúne cavalos da raça mangalarga marchador, acontece a partir das 09 horas, na pista do Parque da Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió. Serão distribuídos mais de R$ 10 mil em prêmios.

“Este ano, na Expoagro, não vamos trabalhar a prova de julgamento tradicional de morfologia dos animais da raça. Focamos na copa de marcha. A competição contará com a presença de técnicos locais e de um arbitro da Associação Brasileira dos Criadores dos Cavalos Mangalarga Marchador que vai avaliar itens que fazem parte dos critérios da raça, além de verificar também o desempenho do animal e o tipo de marchar, além de andamento destes cavalos”, afirmou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e organizador da Expoagro, Domício Silva.

Segundo ele, a copa será disputada não apenas por cavalos de Alagoas, mas também por animais vindos de outros Estados. “Mas, vale ressaltar, que temos muitos criadores fortes no nosso Estado que terão animais na disputa”, finalizou.



Compartilhe
comentários

Prova de tambores da Expoagro contará com 40 conjuntos na disputa


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

23/10/2018 17h17

Mais uma grande atração para os apaixonados por cavalos será realizada no próximo sábado pela comissão organizadora da a 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro), a prova de tambor.

Para receber a modalidade esportiva, que é tradicional na região Sudeste e que a cada ano conquista novos adeptos em Alagoas, uma pista especial foi montada no Parque da Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió. A disputa começa a partir das 09 horas.

“É um esporte tem crescido muito entre os criadores de cavalos. Nesta edição, devemos contar com 40 conjuntos inscritos de Alagoas e também de outros Estados que disputarão as provas”, afirmou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e responsável pela organização da Expoagro, Domício Silva.

Segundo ele, a prova de tambor é uma competição que pode ser disputada por todos os sexos, independente da idade. “Temos campeonatos que têm crianças e público feminino também presente na disputa. Podemos afirmar que é um esporte voltado para a família que torce e também participa da competição”, declarou.

O presidente da ACA informou ainda que a ideia é formar uma escolinha que utilizará parte da pista montada para receber a prova de tambor na Expoagro. “É uma iniciativa interessante que atende não apenas os filhos dos produtores, mas que também será aberta ao público”, destacou Domício Silva, lembrando que a modalidade esportiva conta com uma entidade própria, a Associação dos Três Tambores, que fará a distribuição de prêmios aos conjuntos campões.



Compartilhe
comentários

Leilão Estrelas do Norte oferta pacote completo em genética nelore


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

17/10/2018 16h21

O 3º Leilão Estrelas do Norte, que acontece no próximo dia 21, montou pacote completo para aquisição de genética melhoradora do nelore. A seleção, escalada pelos criadores Marcelo Loureiro, Flávio Vilela, Vinícius Cansanção, Marco Maranhão e Osman Loureiro, casa o conjunto ideal de “touros precoces x novilhas precoces", sendo mais de 240 animais.

“O leilão vem focado no trabalho de resultado e na oferta de animais em idade reprodutiva e prontos para a estação de monta”, afirma o criador Marcelo Loureiro. O remate conta com a seleção de três criatórios: Nelore Santa Catarina,  Floc, Titara, Ferrão e Equipe Agropecuária.

Num só lugar, os criadores terão a oportunidade de encontrar a novilha e o touro que irá acasalar durante a estação de monta. São machos entre 20 e 24 meses, pesando 600 quilos, prontos para servir a vacada, com certificação andrológica e 100% aptos para reprodução natural. Entre as fêmeas, os mesmos critérios de seleção foram aplicados: precocidade e seleção a ponto de emprenhar.

“Vem aí um gado mais homogêneo e de qualidade genética melhorada para quem deseja renovar seu plantel ou iniciar seu rebanho. Gado com garantia de sanidade manejo produtivo que dão garantias de precocidade e melhorias no plantel que adquirir”, resumiu o criador Marcelo.

Com a nova configuração do Estrelas do Norte, o criador que precisa de animais para reposição não vai precisar fatiar suas compras em outras praças de venda. O Leilão vai ofertar 20 lotes de novilhas cara limpa,  10 lotes de novilhas  PO  e uma seleção especial de 30 lotes de touros PO  prontos para a estação de monta.



Compartilhe
comentários

CPMF garante prateleira democrática no Leilão Nelore Positivo


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

16/10/2018 16h11

Considerada a prateleira mais democrática da pecuária de corte, o Leilão Nelore Positivo preparou uma seleção de peso que desembarca no Parque da Pecuária no dia 23 de outubro, a partir das 19h.

Tradicional por ofertar produtos que atendem todas as demandas dos criadores, o criador Celso Pontes de Miranda Filho via ofertar animais de cabeceira entre touros, novilhas prenhes, novilhas PO e bezerros e bezerras para cria, recria e engorda.

Para Rodrigo Loureiro, da Agreste Leilões,  o criador está focado em disponibilizar animais que possuem alta capacidade genética. “Para quem gosta de pecuária de corte, o Celso está ofertando um leque completo na sua prateleira. Além de qualidade genética ele garante um resultado realmente positivo para o criador”, afirma Loureiro.

Seleção
A marca CPMF está completando 20 anos de seleção genética em 2018. Na 14ª edição do remate a proposta é fazer a diferença. “Mais uma vez teremos participando do leilão criadores que acreditam no trabalho da seleção CPMF. Quem produz sabe a qualidade daquilo de adquire durante o leilão Positivo”, acredita Rodrigo Loureiro.

O leilão acontece tradicionalmente na terça-feira da Expoagro, dia 23 de outubro, no Parque da Pecuária, em Maceió.



Compartilhe
comentários

Varrela leva ao tatersal time nelore aprovado no sistema Epemuras


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

15/10/2018 16h09

A Varrela Pecuária vai levar um time de peso para o Leilão Varrela Reprodutores Provados, que desembarca no Parque da Pecuária no dia 21 de outubro, a partir das 19h. O remate vai ofertar animais comerciais prontos para atender os criadores que desejam melhorar o seu plantel.

Cada lote do leilão foi selecionado após passar pelas avaliações visuais EPEMURAS, que utiliza a metodologia do conceito Boi com Bula. O sistema permite analisar a estrutura do nelore associando a um sistema de notas, de acordo com a morfologia do animal, que são comparadas com as avaliações genética do gado.

“O objetivo do melhoramento genético é propiciar animais a cada safra melhores do que a safra anterior. O EPEMURAS pode ser classificado em: excelente, muito bom, bom, regular e inferior. E no leilão Varrela nós colocamos apenas animais excelentes, muito bons e bons, abaixo disso, a gente não vai oferecer”, afirma a zootecnista da companhia Brasil com Z, Nicole Tramonte.

Especialista em avaliação de rebanho nelore, Tramonte explica que todas as notas são baseadas nos scores visuais, em determinadas características do gado. São avaliados estrutura corporal, precocidade, amplitude de animal, avaliação do umbigo e, por fim, as características da raça nelore, aprumos e sexualidade.

“Cada animal vai ter suas características e classificação no catálogo, assim como informações de intrarebanho, a exemplo de como foi no desmame, entre outras. O rebanho que vai a remate está com peso, com boa musculatura e carcaça com notas altas e provados”, ressalta a zootecnista.

Os lotes do leilão foram separados em reprodutores nelore para repasse, novilhas nelore PO prenhes, fêmeas nelore comerciais, entre novilhas prenhes e prontas para a estação de monta, bezerros e bezerras nelore comerciais e a novidade é a comercialização de pacotes de sêmen do campeão da prova de desempenho da Embrapa, Echelon FIV.

Serviço

Leilão Produção Varrela 2018

Data: 22/10/2018

Local: Parque da Pecuária – 68ª Expoagro/AL

Hora: 19h

Promoção: Varrela Pecuária

Informações: Agreste Leilões (82) 3036-7070



Compartilhe
comentários

Abertura oficial da Expoagro 2018 acontece dia 21


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

11/10/2018 15h00

Apesar das atrações da 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro) já estarem a pleno vapor no Parque da Pecuária, com a realização dos shoppins de cavalos e realização dos leilões Nelore IBC Barros Correia (Fazenda Recanto) e Estrelas do Norte (Tartesal do Parque da Pecuária), a solenidade oficial de abertura da Expoagro será realizada, apenas no domingo, dia 21, a partir das 17h, na Casa do Criador.

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva e demais dirigentes da associação e lideranças do setor agropecuário alagoano, além de criadores, estarão abrindo oficialmente os trabalhos de mais uma edição da Expoagro. Este ano, a maior exposição agropecuária de Alagoas acontece no período de 19 a 28.

Público

Apesar da abertura oficial da Expoagro só acontecer no dia 21, o Parque da Pecuária estará recebendo o público em geral, a partir do dia 19, com a realização do shopping da raça de cavalo Campolina, das 08h às 22h, e o shopping da raça Mangalarga Marchador das 16h às 22h.

Já a chegada dos animas, que irão participar dos dez dias de exposição, no Parque da Pecuária, acontece dias antes no período de 15 e 18, após a desinfecção sanitária das dependências do parque.

Promovida pela ACA por meio da parceria firmada com a Organização Arnon de Mello (OAM), a Expoagro conta ainda com a realização da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).



Compartilhe
comentários

Alagoas Quarter Horse inova com trio de vendas de coberturas


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

08/10/2018 16h15

Recheado de bons produtos da genética quarto de milha, o Leilão Alagoas Quarter Horse, nesta edição, inova em seu setor vendas de coberturas. Os promotores Grupo Aliança de Vaquejada,  Fazenda Horizonte e Haras São Luís fecharam  fecharam a modalidade trio com coberturas dos garanhões The Best Sucesso, Apollo For More e Eternaly Flyng.

Com o novo formato, segundo Rodrigo Farias, da Fazenda Horizonte, o remate vai ofertar pacotes com direito a três coberturas. O comprador pode escolher se vai adquirir coberturas de um só animal  ou  vai mesclar o pacote.

“São três genéticas provadas na vaquejada, com resultados reais em pista. É uma  oportunidade inovadora de ampliar o patrimônio genético usando essa linhagem que é certeira na derrubada do boi na faixa”, adverte  Farias.

Entre as linhagens mais nobres da vaquejada,  o trio  The Best Sucesso, Apollo For More e Eternaly Flyng  são herdeiros de equinos de destaque na reprodução especializada no esporte.

“The Best Sucesso é filho de Sucesso SRK em mãe Bela Reca. O tordilho Apollo For More é um dos filhos de destaque de Apolo VM, outro fenômeno do esporte. De genética rara no mercado,  Eternaly  Flyng é filho direto de Eternaly Fred – o rei da vaquejada. Uma cavalo que carrega a genética pioneira do esporte”,   informou Rodrigo.

As vendas de coberturas do Leilão Alagoas Quarter Horse já se encontram abertas. A expectativa é que a modalidade bata recorde de comercialização e despontem entre  os recordes do mercado da vaquejada.

Seleção

Além da genética  dos craques na reprodução, o remate vai levar ao Parque da Pecuária, na quinta-feira,11,  42 lotes do QM de vaquejada. O remate traz o melhor das produções  dos quartistas Clóvis  e Rodrigo Farias,  Henrique Carvalho, Erivaldo Cavalcante e Luis Carlos Bertho; com animais de idade entre um ano e meio à dois anos, sendo potros e potras de geração e matrizes pratas da casa.



Compartilhe
comentários

Moagem cresce mais de mil por cento em comparação a safra passada


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

08/10/2018 16h08

O Sindaçúcar-AL divulgou o primeiro boletim quinzenal da safra 18/19, onde a quantidade de cana beneficiada na moagem atual em comparação ao mesmo período da ciclo passado resultou em uma variação positiva de 1.202%.

De acordo com o boletim, que representa a posição acumulada de seis usinas, até o dia 09 de setembro haviam sido beneficiadas mais de 638 mil toneladas de cana, enquanto no mesmo período da moagem anterior o acumulado era de pouco mais de 52 mil toneladas de cana.

A planilha traz os números da produção das seis primeiras unidades industriais que entraram em operação neste ciclo que já conta com mais de dez usinas em funcionamento das 15 que deverão participar da moagem.

Na mesma trajetória da cana, a produção de açúcar também acumula números animadores. Foram produzidas até a primeira quinzena de setembro mais 45.559 toneladas. Enquanto na moagem passada a produção acumulada era de apenas 2.023 toneladas, resultando em um crescimento de 2.152%.

Mas, segundo o boletim quinzenal, a maior variação positiva dos produtos que fazem parte do mix da cana ocorreu com o etanol, chegando a 3.558%.

Enquanto nesta moagem a produção chegou a 14.962 m³, no mesmo período de 2017 o acumulado era de apenas 409 m³.

De acordo com o levantamento realizado junto as unidades industriais, deverão ser beneficiadas pelas nesta safra 16,4 milhões de toneladas de cana, gerando um crescimento de 19,1% em comparação ao ciclo 17/18.



Compartilhe
comentários

Alagoas Quarter Horse prepara QM baseado nos 4 R’s da raça


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

02/10/2018 14h40

O tradicional sistema 3R’s de criação do quarto de milha, ao qual pauta a maioria dos criatórios do Brasil, baseado  em “raça, ração  e relacionamento”,  ganha um novo componente para fechar o ciclo produtivo da raça: o R de resultado.

A explicação para o novo conceito, segundo o criador e promotor do Leilão Alagoas Quarter Horse, Rodrigo Farias, vem das exigências e celeridade na revelação de animais de alto desempenho para o esporte.

“O mercado caminhou para a era da comprovação quanto a produção na prática. Os feitos de um bom garanhão ou um animal atleta já se  vendem, instantaneamente ao mercado. Seus resultados são seus maiores legados”, disse.

A gestão de resultado focado no cavalo de vaquejada sempre foi  alvo da Fazenda Horizonte, criatório de cavalos oriundos de cruzamentos entre os animais comprovados para o esporte. “O resultado é reflexo  do alto investimento genético, nutrição, medicamentos, profissionais e treinadores. Acima de tudo está a contribuição para evolução da raça”, completou.

O leilão Alagoas Quarter Horse  preparou uma seleção quarto de milha voltada para genética de vaquejada e  3 tambores, com 42 lotes.  Serão ofertados no próximo dia 11 de outubro potros, potras e matrizes  vindos dos Haras São Luís, Grupo Aliança de Vaquejada  e  Fazenda Horizonte.  As vendas de cobertura ficarão por conta do garanhão The Best Sucesso.



Compartilhe
comentários

Primeiro ATR da safra 18/19 tem variação de 13%


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

01/10/2018 14h37

A safra 18/19 começa com números positivos e perspectiva de retomada de crescimento. Neste sentido, o ATR de setembro, o primeiro deste novo ciclo, obteve uma variação positiva superior a 13,1% em comparação ao mês de agosto.

Segundo o Consecana-AL/SE, com base nos dados repassados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ Universidade de São Paulo (CEPEA/ESALQ/USP), o valor líquido do ATR passou de R$ 0,6793 em agosto para R$ 0,7689 em setembro.

O resultado positivo evidenciado no primeiro mês da safra da cana-de-açúcar em Alagoas foi reflexo principalmente das exportações do açúcar VHP.

De acordo com a planilha do Consecana-AL/SE, o saco do VHP comercializado em setembro para o mercado mundial subiu de R$ 58,19 para R$ 75,10. Enquanto isso, o VHP, que tem como destino o mercado americano, também acompanhou a maré alta e passou de R$ 106,10 para R$ 112,15.

Já os demais produtos que fazem parte do mix da cana tiveram queda de preço, a exemplo do saco do açúcar cristal que caiu de R$ 60,13 para R$ 57,35. A mesma redução de preço ocorreu com o etanol. O metro cúbico do anidro caiu de R$ 1.988,77 em agosto para R$ 1.970,13 e o hidratado de R$ 1.920,03 para R$ 1.734,20.

Segundo o Consecana-AL/SE, o preço médio de um quilo de ATR nos produtos que fazem parte do mix da cana em setembro foi de R$ 1,3010 com mesmo valor acumulado.

O levantamento técnico aponta ainda que o valor líquido da cana padrão, que corresponde a 114,09 kg de ATR/tonelada cana, passou de R$ 77,5013 para R$ 87,7238 também com mesmo valor acumulado.



Compartilhe
comentários

Faeal abre nova turma do Mais Pasto


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

25/09/2018 15h30

A Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e o Senar-AL realizam nesta terça-feira, 25, uma reunião de sensibilização com produtores rurais interessados em participar do Programa Mais Pasto, turma 8, nível um.

A reunião será realizada na sede da Faeal, a partir das 18 horas. O programa conta com um número limitado de vagas por turma. A sensibilização de novos participantes será promovida pelo consultor Andre Sório.

O Mais Pasto é um programa que tem o objetivo de promover a qualificação da produção pecuária alagoana, por meio da difusão de conhecimentos sobre a utilização racional da pastagem e gestão da propriedade rural.

De acordo com as regras do programa, para participar da capacitação, o produtor rural deve ter um imóvel de 100 a 400 hectares, localizado em Alagoas.



Compartilhe
comentários

Prazo para entrega do ITR encerra dia 28


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

24/09/2018 14h59

A Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) informa aos produtores rurais que se encerra no dia 28 de setembro o prazo para a entrega da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente ao exercício 2018.

A declaração é obrigatória a pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária.

A Faeal disponibilizou uma equipe para ajudar no preenchendo, gratuito, da declaração aos produtores rurais cadastrados no sistema CNA. O produtor que não fizer a entrega do documento estará sujeito a penalidades, a exemplo do pagamento de multas.

Segundo a legislação, as áreas ambientais são isentas de pagamento do imposto, desde que o produtor apresente o Ato Declaratório Ambiental (ADA), no Ibama, também no dia 28 de setembro.

Mais informações estão disponíveis no site www.receita.fazenda.gov.br.



Compartilhe
comentários

IBC aposta na pecuária moderna de ciclo curto


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

21/09/2018 17h53

Com uma genética aditiva, melhorada a cada geração, os Irmãos Barros Correia promovem em outubro, durante a 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas – Expoagro, o 17º Leilão IBC Nelore Barros Correia.

Segundo o pecuarista e um dos promotores do remate, Celso Barros Correia, com décadas de história, o criatório IBC trabalha com a proposta da pecuária moderna de ciclo curto para animais de corte.

“Com isso, temos animais mais produtivos com melhor acabamento de carcaça e mais efetivo na reprodução e no ganho de peso. São estes os atributos que vamos ofertar no leilão. Todos os animais são registrados pela ABCZ, inspecionados pelo programa de avaliação genética do ABCZ”, afirmou o pecuaristas.

O leilão, que ofertará para criadores de todo o país 60 fêmeas e 80 touros avaliados, a exemplo da edição do ano passado, será realizado na Fazenda Recanto, localizada no município de Chã Preta, a partir das 13h30.

“Nosso objetivo com a realização do evento na Fazenda Recanto é proporcionar um maior conforto aos convidados e também aos animais em um ambiente mais amplo e aconchegante”, reforçou o pecuarista.



Compartilhe
comentários

CPMF e Semear promovem dia de campo para pecuaritas


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

17/09/2018 16h42

O pecuarista Celso Pontes de Miranda Filho (CPMF) - em parceria com a empresa Semear promove -, no próximo sábado, dia 22, o Dia de Campo - Encontro com Pecuaristas, a partir das 08 horas, na Fazenda Boacica, localizada no município do Pilar.

De acordo com a programação, o evento contará com um ciclo de palestras que será aberto por Eduardo Saldanha, especialista agronômico Yara com o tema: “Nutripasto – programa para adubação de pastagem”.

Segundo os organizadores do dia de campo, as demais palestras previstas são: “A tecnologia XT no controle de plantas daninhas em pastagens”, proferida pelo engenheiro agrônomo Gustavo Santos, Corteva Agriscense e “Doenças Reprodutivas em bovinos. Quais as principais? Como prevenir?”, apresentada por Reuel Gonçalves, Biogénesis Bagó.

A rodada de palestras será encerrada com a apresentação do médico veterinário Davi Soutinho que vai abordar o “Manejo reprodutivo das fazendas Guanabara, Boacica e Engenho Novo comparativo 2017 x 2018”.

As atividades serão finalizadas, às 12 horas, com um churrasco que será ofertado aos participantes do dia de campo.



Compartilhe
comentários

Presidente da Faeal prestigia lançamento da Expoagro 2018


AL Rural
Fonte: Bccom Assessoria

11/09/2018 18h10

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas, Faeal, Álvaro Almeida, participou do lançamento oficial da 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas, a Expoagro 2018, realizado, nesta segunda-feira, 10, na sede da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

O evento da agropecuária alagoana, que é considerado o maior em termos de volume de negócios realizado na região Nordeste, ocorrerá entre os dias 19 a 28 de outubro, no Parque da Pecuária.

A Federação da Agricultura é dos apoiadores da exposição que traz as ações desenvolvidas no campo para a cidade.  “A Faeal e o Senar-AL estarão presentes na Expoagro apoiando a ACA e temos a plena certeza de que esta exposição será mais um grande sucesso”, afirmou o presidente da federação que representa os produtores rurais do Estado, Álvaro Almeida.



Compartilhe
comentários