Blog sobre o setor rural de Alagoas

Consultoria contábil facilita organização de pequenos produtores de leite da CPLA


AL Rural

07/02/2019 11h07

Implantada em setembro passado,  as  consultorias  contábeis prestadas pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) auxilia os pequenos produtores de leite  na organização e gestão financeira das 72 associações que são ligadas à cooperativa.

Após a comunicação e a rotina de visitas estabelecidas, as Associações passaram a se organizar melhor quanto às suas gestões contábeis.  Em seis meses de atividades, foi  observado, segundo a  contadora Flávia Porfirio , mais interesse sobre a importância da emissão de declarações pendentes, processo de abertura de associações e estatutos, além de aberturas de contas bancárias.

“A maior dificuldade é fazer os produtores entenderem que eles têm obrigações a cumprir. Por serem associações isentas de impostos, acham que não possuem obrigações. Mas é um erro. Mesmo isentos temos obrigações”, disse Flávia Oliveira, contadora contratada para CPLA.

 

Com a contabilidade em dia, os pequenos produtores conseguiram abrir contas bancárias, regularidade na obtenção de créditos e financiamentos.  "Nossa orientação também procurou auxiliá-los na   quitação de multas devido a falta de entrega das declarações onde, nesse caso, os presidentes das associações estariama correndo risco de terem  CNPJ invalidado e serem acionados como pessoas físicas e  inseridos no Serasa”,  explicou a contadora.

Para 2019, o planejamento é ampliar a rotina de consultorias visando a regularização de pendências e  exigências do Programa do Leite. De acordo com Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, o compromisso da Cooperativa se estende para além da atividade técnica. “A CPLA busca encontrar o equilíbrio e a evolução por completo do produtor.  Somente através da boa gestão da propriedade e da produção é que poderemos expandir nosso negócio”,   resumiu Monteiro.

 



Compartilhe
comentários