Blog sobre o setor rural de Alagoas

Embrapa aponta que consumo doméstico de lácteos cresceu na pandemia


AL Rural

06/05/2020 18h37

O levantamento divulgado nesta terça-feira, 6, aponta que apenas 97% dos participantes consomem queijo. Na sequência, entre os outros derivados lácteos mais consumidos aparecem: manteiga (95%), creme de leite (92%) e iogurte (89%).

O fechamento de restaurantes, lanchonetes e outros serviços de comida fora de casa, em decorrência da pandemia de coronavírus, está afetando a demanda por lácteos. De acordo com boletim do Centro de Inteligência do Leite, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), principalmente o queijo mussarela e o leite spot, comercializado entre empresas, registraram queda de preços em abril.

No entanto, segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite Kenya Siqueira, o consumo fora de casa representa 10% da demanda; os outros 90% continuam firmes, e mais: a entidade aponta crescimento no consumo de queijo, manteiga e leite condensado no Brasil durante o período de quarentena. Esse último item, aliás, seria um item procurado por proporcionar bem-estar às pessoas em meio à crise.

Pesquisa

O levantamento foi realizado de 23 de abril a 3 de maio, por meio das redes sociais. Participaram 5.105 consumidores, distribuídos em todo o território brasileiro. Houve maior participação de Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.



Compartilhe
comentários