Blog sobre o setor rural de Alagoas

Varrela leva ao tatersal time nelore aprovado no sistema Epemuras


AL Rural

15/10/2018 16h09

A Varrela Pecuária vai levar um time de peso para o Leilão Varrela Reprodutores Provados, que desembarca no Parque da Pecuária no dia 21 de outubro, a partir das 19h. O remate vai ofertar animais comerciais prontos para atender os criadores que desejam melhorar o seu plantel.

Cada lote do leilão foi selecionado após passar pelas avaliações visuais EPEMURAS, que utiliza a metodologia do conceito Boi com Bula. O sistema permite analisar a estrutura do nelore associando a um sistema de notas, de acordo com a morfologia do animal, que são comparadas com as avaliações genética do gado.

“O objetivo do melhoramento genético é propiciar animais a cada safra melhores do que a safra anterior. O EPEMURAS pode ser classificado em: excelente, muito bom, bom, regular e inferior. E no leilão Varrela nós colocamos apenas animais excelentes, muito bons e bons, abaixo disso, a gente não vai oferecer”, afirma a zootecnista da companhia Brasil com Z, Nicole Tramonte.

Especialista em avaliação de rebanho nelore, Tramonte explica que todas as notas são baseadas nos scores visuais, em determinadas características do gado. São avaliados estrutura corporal, precocidade, amplitude de animal, avaliação do umbigo e, por fim, as características da raça nelore, aprumos e sexualidade.

“Cada animal vai ter suas características e classificação no catálogo, assim como informações de intrarebanho, a exemplo de como foi no desmame, entre outras. O rebanho que vai a remate está com peso, com boa musculatura e carcaça com notas altas e provados”, ressalta a zootecnista.

Os lotes do leilão foram separados em reprodutores nelore para repasse, novilhas nelore PO prenhes, fêmeas nelore comerciais, entre novilhas prenhes e prontas para a estação de monta, bezerros e bezerras nelore comerciais e a novidade é a comercialização de pacotes de sêmen do campeão da prova de desempenho da Embrapa, Echelon FIV.

Serviço

Leilão Produção Varrela 2018

Data: 22/10/2018

Local: Parque da Pecuária – 68ª Expoagro/AL

Hora: 19h

Promoção: Varrela Pecuária

Informações: Agreste Leilões (82) 3036-7070



Compartilhe
comentários