Informações exclusivas sobre política, economia e os principais fatos do Estado

Téo Vilela “vence” batalha interna no PSDB contra Rui Palmeira


Blog do JAL
Fonte: Jornal de Alagoas

11/05/2018 22h00

Teotônio Vilela Filho tem sido apontado nos bastidores da política como o arquiteto da candidatura de Rodrigo Cunha para o Senado. Não é para menos.

Em fevereiro deste ano, ao anunciar que não seria candidato nas eleições deste ano, o ex-governador disse que desejava ver o deputado estadual tucano ocupando a vaga que foi dele um dia.

A sugestão não foi aceita. Assim como o próprio Téo Vilela, o nome de Rodrigo Cunha não prosperou para nenhum cargo majoritário no grupo de Rui Palmeira.

A decisão de Téo Vilela foi anunciada no dia 13 de fevereiro e mudou o quadro na “oposição”.

Téo Vilela

A situação voltou a mudar a partir de 12 de março, quando o prefeito de Maceió, desistiu de ser candidato ao governo. Naquele momento, como presidente do PSDB, Rui Palmeira chamou para si a responsabilidade de encontrar um substituto a altura e poucos dias depois lançou o nome de Rodrigo Cunha para o governo.

Desde então, uma batalha silenciosa teria sido travada no ninho tucano, com Rui tentando convencer Rodrigo a disputar o governo e Téo Vilela, insistindo no Senado. Deu no que deu.

Um importante articulador político, próximo de Téo Vilela, acredita se continuar mostrando que não tem condições de lançar um novo nome competitivo para o governo, Rui Palmeira deveria deixar a presidência do PSDB em Alagoas. “O Téo entregou a presidência do PSDB ao Rui, para que ele fosse candidato ao governo. Agora, depois que ele desistiu da disputa, ele deveria devolver a gentileza e reconduzir o ex-governador para a presidência do partido”, sugere.

 

 



Compartilhe
comentários

Majoritária pode ser “presente de aniversário” para Rodrigo Cunha


Blog do JAL
Fonte: Jornal de Alagoas

08/05/2018 19h24

Pode ser coincidência. Mas o fato é que o deputado estadual Rodrigo Cunha deve empurrar para a próxima sexta-feira,11, o anúncio de qual cargo vai disputar. Essa ao menos é a observação de um conhecido observador da política alagoana.

“Como ele vai anunciar a decisão ao lado do prefeito Rui Palmeira, que só volta de viagem na quinta, sabe-se lá que horas, é possível deduzir que isso ocorra na sexta 11, dia do aniversário do deputado. Só não sei se dá para acreditar em coincidências”, descontrai.

Governo ou Senado? Seja qual for o cargo, o deputado pode anunciar sua decisão justo no dia em que completa 37 anos.

A disputa, que poderá elevar o parlamentar a um patamar mais alto da política alagoana será se assim for um “presente de aniversário”.



Compartilhe
comentários

Após denúncia, prefeitura de Maceió deve suspender processo de R$ 12 milhões


Blog do JAL
Fonte: Blog do Jal

07/05/2018 23h50

O portal Cada Minuto divulgou, nessa segunda-feira, 7, denúncias de fiscais de renda, empresas do setor e o sindicato da categoria sobre a contratação, pela Secretaria de Economia da prefeitura de Maceió, de um software para fazer a gestão de notas fiscais do município neste ano.

Segundo as denúncias, a compra, que poderia chegar a R$ 12 milhões e estaria sendo feita em um processo nada transparente, com possibilidade de privilegiar uma empresa que supostamente doou os códigos fontes a prefeitura.

Ainda segundo o CM, as denúncias apontam que o processo seria feito dentro da secretaria, por dispensa de licitação. Os fiscais pleiteiam a participação no processo, mas não teriam encontrando respostas do gestor da pasta, o secretário de Economia Felipe Mamede.

Oficialmente, a denúncia é negada pela prefeitura. A expectativa, após as denúncias, é que o suposto processo seja “engavetado”.



Compartilhe
comentários

Marqueteira seria responsável de fato pela Comunicação da prefeitura de Maceió


Blog do JAL
Fonte: Redação Jal com agências

04/05/2018 16h29

No inicio do ano, quando o prefeito Rui Palmeira ainda cogitava ser candidato ao governo do Estado, ele teria delegado á marqueteira Renata Melo a missão de construção de sua imagem e a tentativa de conseguir aumentar sua aprovação visando a candidatura.

Renata, segundo informaçao do portal Cada Minuto, virou desde então uma espécie de supersecretária da prefeitura, sendo dela a palavra final sobre as ações de Rui Palmeira na Comunicação. Ainda segundo a informação, o secretário das Finanças do Município, Felipe Mamede, seria atualmente o responsável pela mídia e a relação com os veículos de comunicação

A marqueteira participou da campanha de reeleição do prefeito, quando trabalhava na Laioute, agência baiana que pertece a um primo de Rui. Mas um desentendimento com uma das sócias da agência fez com que Renata passasse a atuar em Maceió, tornando-se uma das lideres da nova gestão. 

A interferência da marqueteria na comunicação, segundo informações de bastidores, teria sido o motivo real por trás da exoneração do ex-secretário de Comunicação de Maceió, Clayton Santos. Publicamente, tanto ele quanto o prfeito Rui Palmeira atribuem a exoneração à necessidade de Santos se dedicar aos estudos e à vida pessoal.



Compartilhe
comentários

Pedido de Renan para visitar Lula pode colocar Justiça em “xeque”


Blog do JAL

29/04/2018 17h21

A informação está na coluna Painel, da Folha de São Paulo deste domingo. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) vai pedir autorização à Justiça para visitar Lula em Curitiba. O que ele espera é que a o pedido seja concedido, mas segundo fontes próximas ao senador, em caso de negativa, o parlamentar deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Vários outros pedidos de visitas a Lula, inclusive de parlamentares, como da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), além do o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, foram barrados pela juiza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal, indo contra a lei, que permite ao presidiário receber visitas de parentes e amigos.

Anote. Renan, se tiver o pedido negado, deverá recorrer à instância superior, para saber se a Lei de Execuções Penais ainda está valendo no Brasil.

Em vários vídeos nas redes sociais, Renan Calheiros condenou a prisão de Lula. Para ele, o ex-presidente foi condenado sem provas. O senador também condena a prisão de Lula, antes que todo o processo tenha transitado em julgado.

Veja a nota do Painel, deste domingo, 29:

Bom companheiro

Rompido com o governo Michel Temer desde o ano passado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) diz que pedirá autorização à Justiça para visitar Lula em sua cela na Superintendência da PF, em Curitiba.

 



Compartilhe
comentários

Deputado de AL foi “flagrado” em operação da PF, diz Veja; assessoria nega


Blog do JAL
Fonte: Jornal de Alagoas com Radar

27/04/2018 15h44

A informação está na edição on line do blog Radar, da Revista Veja. O deputado federal JHC teria dado um “baita azar” ao ser encontrado no apartamento de Dudu da Fonte, justo no dia em que do foi alvo de operação da PolíPolícia Federal (PF), na terça-feira (24) no gabinete e também na casa do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

O mandado de operação foi autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao chegar ao apartamento de Dudu, segundo da Veja, a PF encontrou o deputado João Henrique Caldas, que teria pedido o imóvel emprestado.

Um interlocutor próximo a JHC garante que é fake news: “é mentira, posso assegurar, com 100% de certeza”. O deputado federal foi procurado por telefone, mas não respondeu as ligações.

Leia o texto da Veja:

Deputado pede apartamento emprestado a Dudu da Fonte no dia da apreensão

JHS acordou com a Polícia Federal batendo na porta

Deputado Eduardo da Fonte PP/PE (Reinaldo Ferrigno/Agência Câmara/VEJA/VEJA)

O deputado João Henrique Caldas deu um baita azar. Ele estava no apartamento de Dudu da Fonte bem no dia que a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão, operação deflagrada na terça (24).

JHS pediu a casa emprestada ao amigo para passar a noite com uma mulher. Como se não bastasse, os agentes ainda levaram os celulares dele e de sua acompanhante.

Leia aqui, na íntegra: https://veja.abril.com.br/blog/radar/deputado-pede-apartamento-emprestado-a-dudu-da-fonte-no-dia-da-apreensao/



Compartilhe
comentários

Clayton Santos deixa Secom de Maceió


Blog do JAL
Fonte: Jornal de Alagoas

23/04/2018 16h20

Após cinco e quatro meses como titutar da Secretaria de Comunicação de Maceió (Secom), o jornalista Clayton Santos está se desligando da Pasta. A informação, que circulou no portal Gazetaweb e no TNH1 foi confirmada por um importante interlocutor do prefeito Rui Palmeira.

 A Secom de Maceió ainda não se pronunciaou sobre a informação. Mas, ao que se sabe, o seceretário, que era um dos mais próximos de Rui Palmeira, teria se distancaido dele, desde 2017, quando começaram as especulações de uma eventual candidatura deo prefeito ao governo.

Ao Gazetaweb, Clayton disse que  pretende se dedicar aos estudos.: "Amigo pessoal do secretário, o prefeito Rui Palmeira (PSBD) participou,na manhã desta segunda-feira (23), da despedida dele na sede da pasta", disse a reportagem do Gazetaweb.

Clayton disse ainda ao Portal, que a relação que mantém com o prefeito Rui encontra-se tranquila, sem problema e vai permanecer assim por muito tempo: "Somos amigos", disse acrescentando que "foi uma oportunidade que apareceu na minha vida e não poderia deixar passar. Já tenho tutor e tudo mais para realizar a pesquisa. O pós-doutorado tem um prazo para ser feito e ainda estou dentro deste momento. Vou me dedicar ao aperfeiçoamento profissional. A relação com o prefeito é excelente e as parcerias continuam. Se não fosse agora, seria mais difícil conseguir essa pesquisa depois", afirmou.



Compartilhe
comentários

JHC é nomeado Coordenador Nacional para fiscalizar recursos atrasados do Fundeb


Blog do JAL
Fonte: Assessoria

22/04/2018 22h40

Aprovada na Câmara dos Deputados nessa quinta-feira, 19, a criação da Comissão Externa foi solicitada pelo Deputado Federal JHC para garantir um acompanhamento seguro dos recursos oriundos de processos judiciais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o atual Fundeb. 

“Em um momento de grande escassez de recursos, esses valores podem representar um ganho de qualidade na educação. Porém é preciso sair do lugar comum e buscar alternativas que tragam uma melhora efetiva na qualidade do ensino.”

Em Alagoas os recursos somam mais de R$ 1 bilhão e 41 municípios devem ser contemplados com esses recursos. Há previsão de liberação a partir do próximo mês e o Ministério Público Federal em Alagoas se manifestou dizendo que os valores devem ser aplicados exclusivamente em investimentos de educação. 

“Como há uma crise generalizada, muitos administradores compreensivelmente querem investir esses recursos em outras ações fora do escopo da educação, porém concordamos com o MPF e TCU: esses valores pertencem à educação, cuja carência, especialmente em Alagoas, é muito grande.”

O município que possui o maior recurso é o de Rio Largo com cerca de R$ 62.335.359,06 enquanto Cacimbinhas deve ser beneficiada com R$ 666.967,60. A distribuição dos valores se deve à uma diferença de cálculo, que é feito com base em alunos matriculados, e foi conseguido na instância judicial. 

Na coordenação da Comissão, o Deputado JHC disponibilizou o e-mail dep.jhc@camara.leg.br ou pelos contatos institucionais (61) 3215-5958 e (82) 99926-2330 para qualquer cidadão ou órgão fiscalizador de Alagoas e do município que queiram mais informações sobre o andamento dos trabalhos da Comissão. 



Compartilhe
comentários

JHC convoca filiados do PSB para reunião


Blog do JAL

29/01/2017 15h34

Encerrada a fase de desavenças, o PSB de Alagoas parece entrar agora numa fase mais construtivas. O deputado federal JHC assumiu de fato e de direito a presidência do diretório estadual do partido no Estado e já cuida de preparar o terreno para 2018.

JHC tem visitado vários municípios do interior nas últimas semanas para mobilizar a militância socialista e reorganizar o PSB no estado. A primeira reunião ampliada, sob seu comando, será nesta segunda-feira, 30. A convocação foi feita pelas redes sociais.

"Quem aqui já viu de perto como funciona a estrutura de um partido político? Então chegou a hora! Na próxima segunda já estaremos fazendo a primeira reunião do PSB reunindo os presidentes municipais, lideranças e várias pessoas que me procuraram interessadas em fazer parte desse grupo. Quer mudar Alagoas com a gente? Então espero vocês na segunda às 8h00 aqui na nossa sede do PSB em Maceió".



Compartilhe
comentários

Sefaz anuncia lançamento do SIAFI Alagoas


Blog do JAL

24/01/2017 01h47

Na próxima sexta, dia 27, o Estado de Alagoas lança o projeto de implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil, o SIAFI Alagoas. O novo sistema, mais moderno, irá substituir o atual Siafem.
 
O evento acontece no Teatro Gustavo Leite, a partir das 8h30, e traz em sua programação palestras dos especialistas em finanças públicas Paulo Henrique Feijó e Raul Velloso, este último falará sobre a Situação Fiscal dos Estados Brasileiros.
 
Jornalistas interessados em cobrir o evento devem realizar credenciamento prévio.
Todas as informações sobre o Siafi Alagoas e programação no site da Sefaz:
 


Compartilhe
comentários

Renan avisa que não vai opinar na indicação do novo ministro do STF


Blog do JAL
Fonte: Redação

23/01/2017 22h20

Depois de especulações veiculadas em veículos de comunicação nacional sobre a possível participação na escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), divulgou uma nota pública nesta segunda-feira, 23.

Na nota, o senador afirmou que "não participa, interfere ou opina sobre a indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal, competência exclusiva do presidente da República".

Veja a nota, na íntegra

“Em face do noticiário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, esclarece que não participa, interfere ou opina sobre a indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal, competência exclusiva do presidente da República.

O presidente informa que o Senado Federal "tem a exata compreensão de seu papel nesse processo, que é o de sabatinar e apreciar o nome escolhido pelo presidente da República". Portanto, quaisquer insinuações em sentido contrário não passam de especulações inverídicas”.

Assessoria de Imprensa

Presidência do Senado Federal



Compartilhe
comentários

Instituto desmente pesquisa em Alagoas


Blog do JAL

19/01/2017 18h59

Uma pesquisa sobre a popularidade do governador Renan Filho chegou a circular em alguns sites locais nessaa quarta-feira, 18. O levanmaento atribuídoao Paranár Pesquisas era falso.

Veja comunicado do Paraná Pesquisas sobre a divulgação:

 Comunicado a população de Alagoas e Ceará

O Instituto Paraná de Pesquisas com sede em Curitiba- PR informa que não realizou no ano de 2016 nenhuma pesquisa para avaliação estadual dos Governadores dos estados em questão.

Pedimos à população que denuncie as autoridades Policias e Judiciais qualquer divulgação de dados de pesquisa que envolva o nome da empresa.

Agradecemos a confiança de todos.

Att

Equipe Paraná Pesquisas



Compartilhe
comentários

Segunda faixa de dezembro será paga nesta quarta-feira


Blog do JAL
Fonte: Ascom Sefaz

10/01/2017 05h01

O Governo do Estado de Alagoas realiza, nesta quarta-feira (11), o pagamento dos salários do mês de dezembro referente à segunda faixa salarial, com vencimentos acima de R$ 2.340,00.

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) informa ainda que o pagamento da primeira faixa salarial foi realizado no dia 30 de dezembro.



Compartilhe
comentários

Turismo realiza bate-papo na internet sobre economia para viagem


Blog do JAL

10/01/2017 05h00

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa nesta terça-feira (10) de um bate-papo nas redes sociais do Ministério do Turismo – Facebook e Twitter – sobre como economizar para viajar. O tema foi o mais votado pelos internautas da enquete #falandoemturismo.

Participam do debate o planejador financeiro, Leonardo Gomes, e o casal carioca Monique Cleto e Rafael Paiva. Monique foi destaque no noticiário da semana passada por ter juntado R$ 6 mil em moedas para conseguir realizar o sonho de viajar para o Nordeste.
 

SERVIÇO:

Bate-papo sobre economia para viagem

Dia: 10/01

Horário: 17h

Endereço: Facebook – www.facebook.com/ministeriodoturismo e Twitter - @mturismo



Compartilhe
comentários

Nova cúpula diretiva do TRE/AL toma posse nesta terça-feira


Blog do JAL

10/01/2017 04h59

A nova cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) será empossada nesta terça-feira (10), às 17h, no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Para o biênio 2017/2018, serão empossados, como presidente, o desembargador José Carlos Malta Marques e, como vice-presidente, o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.
Antes da posse solene, o desembargador Malta Marques participará de uma coletiva com a imprensa, às 16h30, também no TJ/AL.
 



Compartilhe
comentários

Temer nomeia afilhado de Renan para o CNJ


Blog do JAL

04/01/2017 03h48

Um advogado ainda muito jovem e, talvez, sem a experiência necessária é o novo membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Henrique de Almeida Ávila, 33 anos, formado a apenas 10 anos pela PUC do Rio de Janeiro, foi nomeado pelo presidente Michel Temer, nesta segunda-feira (02).

O novo membro do CNJ contou com o apadrinhamento de Renan Calheiros e do ministro do STF Gilmar Mendes.

Ávila é colega de escritório de advocacia de Guiomar Feitosa, esposa de Gilmar Mendes. Ambos trabalham em uma das maiores bancas de advocacia do país, do renomado Sérgio Bermudes.

O CNJ tem como função fiscalizar a atuação do Judiciário.

O CNJ tem 15 integrantes e é comandado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.



Compartilhe
comentários

Segurança Pública assegura veracidade de dados do Neac em coletiva


Blog do JAL

02/11/2016 14h41

O secretário de Segurança Pública, coronel Lima Junior, acompanhado pelo secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, juntamente com a chefia do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac)  concede entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), às 9h, na Sala de Situação do órgão, para dirimir quaisquer dúvidas a respeito dos dados enviados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e que tem causado interpretações duvidosas a respeito da lisura com a qual trabalha a Secretaria .

De antemão, assegura toda a credibilidade no que é desenvolvido pela equipe técnica e em todos os repasses tanto para a imprensa local, mensal ou anualmente, quanto nacional (atendendo às suas solicitações) distanciando a Secretaria de qualquer atitude que possa colocá-la em descrédito. Ressalta que a transparência é o carro-chefe da gestão e será mantida até o final.



Compartilhe
comentários

Usinas começam a pagar fornecedores de cana de Alagoas


Blog do JAL

01/11/2016 22h40

O presidente da Asplana recebeu, nesta terçafeira, 1, um fornecedor  de cana de Murici, na sede da entidade, em Jaraguá, com um importante informação: todos os fornecedores da Usina Leão, em rio Largo, já teriam recebido o pagamento da cana da safra passada e estão com pagamento atualizado no ciclo atual.

Edgar Filho aproveitou para atualizar as informações: “o maior problema, continua nas usinas cooperadas. Ainda assim algumas unidades já começaram a pagar a safra atual e safras passadas. Estamos cobrando o pagamento ou confissão de débito em todas as usinas. Esta semana teremos um levantamento, mas podemos adiantar que a maioria já começou a resolver suas pendências”, aponta.



Compartilhe
comentários