Esportes

Vale taça: após acesso, CSA tem a chance de ganhar o primeiro título brasileiro

Por GLOBO ESPORTE AL 27/09/2017 11h11
Vale taça: após acesso, CSA tem a chance de ganhar o primeiro título brasileiro

CSA conquistou o primeiro objetivo na Série C. Com o acesso garantido, a meta aumentou na competição. O Azulão tem a chance de ter no seu museu o primeiro título nacional. Na semifinal, o São Bento será o adversário. O confronto começa domingo, em São Paulo, e será fechado no dia 7, em Maceió.

O CSA já disputou quatro finais de Brasileiro. Na década de 80, o clube jogou três vezes a decisão da Taça de Prata. A primeira foi em 1980. Na final, perdeu para o Londrina: empate em Maceió e derrota fora de casa. Duas decisões foram seguidas. Em 1982, vice-campeão contra o Campo Grande-RJ: vitória em casa e duas derrotas fora. No ano seguinte, perdeu o título para o Juventus-SP. Também venceu o primeiro jogo, em Maceió, e perdeu os outros dois fora.

A final de título nacional mais recente foi a do ano passado. Na Série D, o CSA perdeu a decisão para o Volta Redonda. Empate sem gols em Maceió, derrota fora de casa. Se chegar na decisão da Série C, o clube pode jogar pela segunda vez na história duas finais seguidas de Brasileiro.

- Vamos lutar pelo título e colocar o nome de vez na história do CSA. Respeitamos os adversários que estão na briga, mas vamos buscar. No ano passado conquistei dois títulos com a camisa do Volta Redonda. Isso é muito bom. E o nosso grupo tem jogadores vencedores. Passa uma segurança aos mais jovens. Seria perfeito fechar com chave de ouro esse 2017 - comentou o goleiro Mota, que enfrentou o CSA na final da Série D do ano passado.

Cenários para a final

O CSA foi o único a vencer os dois jogos das quartas. Entre os semifinalistas, tem a melhor campanha, com 38 pontos. Caso avance, decide o título no Rei Pelé se o adversário for o Fortaleza (que tem 30 pontos). O Sampaio Corrêa tem 36 pontos. Se o CSA vencer um jogo contra o São Beto, o Tricolor precisa eliminar o time cearense com duas vitórias - além do Azulão tropeçar - para tirar a finalíssima de Maceió.

Finais do CSA em campeonatos nacionais

Ano Campeonato Adversário Resultados


1980 Taça de Prata Londrina 1 a 1 (em Maceió); 4 a 0 (fora)
1982 Taça de Prata Campo Grande-RJ 4 a 3 (em Maceió); 2 a 1, e 3 a 0 (fora)
1983 Taça de Prata Juventus-SP 3 a 1 (em Maceió); 3 a 0, e 1 a 0 (fora)
2016 Série D Volta Redonda 0 a 0 (em Maceió); 4 a 0 (fora)