Esportes

CSA pode ser o oitavo nordestino campeão nacional

Por Globo Esporte/AL 17/10/2017 13h01
CSA pode ser o oitavo nordestino campeão nacional

A vitória em Fortaleza deixou o CSA com a vantagem na final da Série C. Se conquistar o título, entra na seleta relação de nordestinos campeões nacionais. Sete clubes fazem parte da lista. O Azulão pode ser o quarto a ganhar a Terceirona.

Sampaio Corrêa, ABC e Santa Cruz conquistaram a Série C. O clube maranhense é o nordestino com mais títulos nacionais - também levantou uma vez as séries B e D. Na Série A, o Bahia foi campeão duas vezes, e o Sport uma. O clube pernambucano também ganhou a Copa do Brasil e a Série B. Na Série D, além do Sampaio, Guarany de Sobral e Botafogo-PB foram campeões.

No Nordeste, apenas os clubes alagoanos, sergipanos e piauienses nunca foram campeões nacionais. O CSA já jogou outras quatro decisões de Campeonato Brasileiro: foi vice da Taça de Prata (1980, 82 e 83) e da Série D (2016). Em 2009, o ASA perdeu a final da Série C para o América-MG. O CRB também foi vice da Terceirona, em 2011, quando perdeu para o Joinville.

Nas seis decisões nacionais com os alagoanos, a finalíssima sempre foi fora de casa. A vitória do CSA, em Fortaleza, foi a primeira como visitante em decisão. Quebrou o histórico negativo. Antes, jogou seis vezes fora e perdeu todas. ASA e CRB também perderam nas partidas como visitante.