Esportes

Coritiba, Avaí, Ponte e Atlético Goianiense são rebaixados no Brasileiro

Por O Globo 04/12/2017 08h08
Coritiba, Avaí, Ponte e Atlético Goianiense são rebaixados no Brasileiro

A luta para fugir do rebaixamento à segunda divisão entregou a emoção que dela se esperava na última rodada do Campeonato Brasileiro. Ao fim das dez partidas, o Coritiba e o Avaí se juntaram a Ponte Preta e Atlético-GO, que já tinham caído, entre os que se despedem da Série A.

De quatro times que ainda brigavam, só um conseguiu vencer na rodada final. Diante do campeão Corinthians, na Ilha do Retiro, o Sport, que entrou em campo na zona da degola, ganhou por 1 a 0 com gol de André e escapou da queda. Já o Avaí até buscou um empate fora de casa contra o Santos, na Vila Belmiro, mas desperdiçou muitas chances e vai disputar a Segundona em 2018. Copete abriu o placar para o Peixe, aos 30 do primeiro tempo, e Pedro Castro igualou para os catarinenses em seguida.

Os duelos com contornos mais dramáticos ficaram por conta de Coritiba e Vitória. Contra a Chapecoense, na Arena Condá, o Coxa começou bem e balançou as redes com Kleber Gladiador, aos 14 minutos, resultado que garantiria o Alviverde na primeira divisão. A Chape, porém, empatou ainda no primeiro tempo, com Elicarlos. Na etapa final, já nos acréscimos, Túlio de Melou virou para os donos da casa, garantindo os catarinenses na Libertadores e decretando o rebaixamento do Coritiba.

O jogo entre Vitória e Flamengo teve roteiro semelhante, mas com desfecho bem diferente. Carlos Eduardo marcou para os baianos na reta final do primeiro tempo, fazendo os torcedores que lotaram o Barradão respirarem aliviados. O Flamengo, entretanto, cresceu na reta final do segundo tempo e também alcançou a virada. Rafael Vaz e Diego, de pênalti, no último lance da partida, fizeram os gols. Detalhe: não fosse o gol de Túlio de Melo, ocorrido quase ao mesmo tempo na Arena Condá, a equipe rebaixada teria sido o Vitória.