Esportes

Flamengo decide título da Copa Sul-Americana contra o Independiente

Por Estadão Conteúdo 13/12/2017 08h08
Flamengo decide título da Copa Sul-Americana contra o Independiente

O Flamengo tenta nesta quarta-feira, a partir das 21h45, voltar a conquistar uma taça internacional após 18 anos. O time recebe o Independiente, da Argentina, precisando vencer por no mínimo dois gols de diferença para se sagrar campeão da Copa Sul-Americana. Para tanto, o time contará com um estádio do Maracanã lotado, no Rio de Janeiro, já que todos os 52 mil ingressos colocados à venda para os rubro-negros foram vendidos. Os argentinos também esgotaram a sua carga, de quatro mil bilhetes.

No time carioca, o técnico colombiano Reinaldo Rueda deverá repetir a escalação da semana passada, quando o Flamengo perdeu o jogo de ida por 2 a 1, de virada. A única dúvida está no meio de campo, já que Everton está totalmente recuperado de lesão e poderá ser escolhido para a vaga de Lucas Paquetá. "Ele está disponível, está a 500%", afirmou o treinador, que se negou, contudo, a confirmar a escalação. "Teremos análise de vídeos hoje (terça-feira) e amanhã (quarta) defino a escalação".

Uma das preocupações é quanto à condição física do elenco, que está bastante desgastado. "Há dois ou três jogadores que passam de 80% de participação dentro de 83 jogos. Temos sete jogadores que passaram de 60% ou 70% da temporada", considerou Reinaldo Rueda. "Têm jogadores com ritmo de jogo, mas desgastados mentalmente. Muitos precisam de férias, mas é melhor jogar do que ficar em casa eliminado".

A conquista da Copa Sul-Americana é vista como fundamental na Gávea para salvar uma temporada considerada frustrante. O Flamengo investiu pesado em contratações no início e no meio do ano, mas mesmo assim foi eliminado ainda na fase de grupos da Copa Libertadores e ficou muito distante da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Por ora, só conquistou o Estadual.

Entre os argentinos, o discurso é de confiança. Clube com mais títulos internacionais na América do Sul, o Independiente quer aproveitar o bom momento e a vantagem conquistada no jogo de ida para voltar à glória após sete anos - o time foi campeão da Copa Sul-Americana em 2010 contra o Goiás. "O Independiente recuperou muitas coisas, entre elas a mística", disse o lateral-direito Bustos na chegada do time ao Rio de Janeiro.

AJUDA

Um título do Flamengo teria reflexo na temporada de outras três equipes do País em 2018. Se for campeão, o clube carioca abre uma vaga na fase de grupos da Libertadores ao rival Vasco, além de colocar o Atlético Mineiro na fase eliminatória da competição. O Sport seria outro beneficiado, já que ganharia uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.

Para ser campeão, o Flamengo precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença. Vitória simples leva a partida para a prorrogação e, se necessário, disputa por pênaltis. Se chegar ao título, o clube carioca será o quarto brasileiro a conquistar a competição, que foi criada em 2002. Até hoje, somente Internacional (2008), São Paulo (2012) e Chapecoense (2016) ergueram o troféu.