Esportes

Copa do Brasil 2018 terá 66 cidades representadas

Por Notícias ao Minuto 17/12/2017 12h12
Copa do Brasil 2018 terá 66 cidades representadas

A Copa do Brasil, competição mais democrática do país, sorteou os confrontos da Primeira Fase da 30ª edição do torneio nesta sexta-feira (15), às 15h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. São 91 clubes participantes, representando todas as regiões do Brasil e dos 27 estados da Federação.

Em 2018, torcedores de clubes de 66 cidades diferentes estarão envolvidos com o torneio. O Nordeste é a região com mais municípios. Ao todo, são 19 cidades, seguido pela região Sudeste, com 17, a Sul, com 13, 9 no Centro Oeste e 8 na região Norte. 

A Copa pelo Brasil

Região Nordeste – 25 clubes representantes.

A viagem pelo Brasil começa na Região Nordeste, a mais numerosa em representantes na Copa do Brasil. Por Pernambuco, o Salgueiro representa a sua cidade homônima e o Sport, o Náutico e o Santa Cruz jogam por Recife. Na Bahia, Salvador contará com as equipes de Vitória e Bahia. O Fluminense de Feira entra em campo por Feira de Santana, enquanto Vitória da Conquista luta para levar o título para a cidade de mesmo nome.

No Ceará, Fortaleza tem o Ceará e o Ferroviário lutando pela Copa do Brasil, além do Floresta, equipe batizada com o nome da cidade cearense. Pelo Rio Grande do Norte, ABC e América chegam como os representantes da capital Natal. Por Ceará-Mirim, a equipe do Globo participa da competição.

Em Alagoas, Maceió terá o CRB e o CSA, enquanto o ASA joga por Arapiraca. Do Maranhão vem as equipes do Sampaio Corrêa e Cordino, representando São Luís e Barra do Corda, respectivamente. Em Sergipe, o Confiança joga por Aracaju, enquanto o Itabaiana, representa a cidade de mesmo nome.

No Piauí, Parnahyba representa a cidade de Parnaíba, enquanto o Altos representa o município com seu nome. Finalizando os estados dessa viagem pelo país, a Paraíba conta com o Treze e o Botafogo, que jogam por Campina Grande e João Pessoa, respectivamente

Cidades envolvidas: Salgueiro-PE, Recife-PE, Salvador-BA, Feira de Santana-BA, Vitória da Conquista-BA, Fortaleza-CE, Floresta-CE, Natal-RN, Ceará-Mirim-RN, Maceió-AL, Arapiraca-AL, São Luís-MA, Barra do Corda-MA, Aracaju-SE, Itabaiana-SE, Parnaíba-PI, Altos-PI, Campina Grande-PB e João Pessoa-PB. 

Região Sudeste – 25 clubes participantes

A região sudeste terá 25 equipes. Em Minas Gerais, além da grande Belo Horizonte, representada pelo Atlético Mineiro, Cruzeiro e América Mineiro, as cidades de Varginha, Poço de Caldas, Patos de Minas e Uberlândia terão Boa Esporte, Caldense, URT e Uberlândia como seus representantes.

Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo representam a cidade do Rio de Janeiro. Já Madureira, Boavista e Nova Iguaçu, irão jogar pelos municípios de Madureira, Saquarema e Nova Iguaçu, respectivamente. Ademais, o Atlético Itapemirim lutará para levar o título para o Espírito Santo.

O Estado Paulista é o que tem mais equipes na competição. Representando a grande São Paulo, o Tricolor Paulista, o Palmeiras e Corinthians lutarão pelo título. Contudo, não será somente a capital a ser representada por suas equipes: Santos, em Santos; Ponte Preta, em Campinas; Bragantino, em Bragança Paulista; Oeste, de Itápolis; Ituano, de Itu, São Caetano, de São Caetano do Sul e Inter de Limeira, de Limeira, também defenderão o Estado de São Paulo no campeonato.

Cidades envolvidas: Belo Horizonte-MG, Varginha-MG, Poço de Caldas-MG, Pato de Minas-MG, Uberlândia-MG, Rio de Janeiro-RJ, Saquarema-RJ, Nova Iguaçu-RJ, Itapemirim-ES, São Paulo-SP, Santos-SP, Campinas-SP, Bragança Paulista-SP, Itápolis-SP, Itu-SP, São Caetano do Sul-SP e Limeira-SP. 

Região Sul – 18 clubes representantes

Viajando novamente pelo Brasil, chegamos ao Sul. E a menor região do país terá 18 equipes para 3 estados. Em Santa Catarina, Figueirense e Avaí jogarão por Florianópolis. Chapecó terá a Chapecoense. E, fechando a lista do Estado, Criciúma, Joinville, Tubarão e Brusque, entram em campo representando as cidades que batizaram suas equipes.

No Rio Grande do Sul, os gigantes Internacional e Grêmio, jogam por Porto Alegre. Por Caxias do Sul, Juventude e Caxias lutam pelo título. Por Novo Hamburgo e São Leopoldo, Novo Hamburgo e Aimoré, respectivamente, batalham pela conquista da Copa do Brasil.

No Paraná, Paraná Clube, Atlético Paranaense e Coritiba representam a cidade de Curitiba. Completam os times paranaenses na competição o Cianorte e Londrina, clubes com mesmo nome de suas cidades-sede.

Cidades envolvidas: Florianópolis-SC, Chapecó-SC, Criciúma-SC, Joinville-SC, Tubarão-SC, Brusque-SC, Porto Alegre-RS, Caxias do Sul-RS, Novo Hamburgo-RS, São Leopoldo-RS, Curitiba-PR, Cianorte-PR e Londrina-PR. 

Região Norte – 11 clubes representantes

Atravessando o país, no Norte, o Pará, o Amazonas e o Acre são os três estados com mais times participantes dentro da região: serão Paysandu e Remo, por Belém, e Independente, por Tucuruí. Já Manaus será representada por Nacional e seu xará, Manaus, e o Acre terá o Rio Branco e o Atlético Acreano. O Santos de Macapá será o representante do Amapá, enquanto Rondônia terá o Real Ariquemes, de Ariquemes. Em Tocantins, o Interporto representará o município de Porto Nacional e, por fim, o Estado de Roraima terá o São Raimundo, de Boa Vista, como único clube na competição.

Cidades envolvidas: Belém-PA, Tucuruí-PA, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Macapá-AP, Ariquemes-RO, Boa Vista-RR e Porto Nacional-TO. 

Região Centro-Oeste – 12 clubes representantes

Seguindo pelo país, na região Centro-Oeste, 12 equipes lutam pelo título. Por Mato Grosso, Cuiabá tem a presença do Dom Bosco e do Cuiabá jogando pela Copa do Brasil. Por Lucas do Rio Verde, a Luverdense. E, por fim, a equipe de Sinop entra em campo pela cidade de mesmo nome.

Em Goiás, Vila Nova, Atlético Goianiense e Goiás, jogam por Goiânia, enquanto a Aparecidense representa a cidade de Aparecida de Goiânia. Já em Mato Grosso do Sul, Corumbá e Campo Grande tem Corumbaense e Novoperário, respectivamente, lutando pela conquista da Copa do Brasil. Por fim, no Distrito Federal, o Brasiliense, por Taguatinga, e a equipe do Ceilândia, por Ceilândia, representam o futebol candango.

Cidades envolvidas: Cuiabá-MT, Lucas do Rio Verde-MT, Sinop-MT, Goiânia-GO, Aparecida de Goiânia-GO, Corumbá-MS, Campo Grande-MS, Taguatinga-DF e Ceilândia-DF.