Esportes

FAF viabilizará melhorias nos gramados dos Estádios do Alagoano 2018

Por FAF - Federação Alagoana de Futebol 21/12/2017 08h08
FAF viabilizará melhorias nos gramados dos Estádios do Alagoano 2018

Com o objetivo de melhorar as condições dos gramados dos Estádios que receberão jogos do Campeonato Alagoano Série A 2018, a Federação Alagoana de Futebol (FAF), inicia nesta semana, o PROGRAMA GRAMADOS. 

As atividades serão realizadas em oito praças esportivas de Alagoas. São elas: estádio Rei Pelé (Maceió), estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca), estádio Manoel Moreira (Capela), estádio Gerson Amaral (Coruripe), estádio José Gomes da Costa (Murici), estádio Edson Matias (Olho D’Água das Flores), estádio Juca Sampaio (Palmeira dos Índios) e estádio Olival Elias de Moraes (Boca da Mata). 

Junto com uma empresa alagoana especializada, a FAF vai realizar um diagnóstico da situação atual de seis estádios acompanhados por técnicos de topografia e agronomia. Os estádios Rei Pelé e Coaracy da Mata Fonseca não receberão os diagnósticos pela equipe de técnicos, mas os gramados passarão por revisão dos profissionais. 

Em seguida, serão executados os serviços de padronização dos gramados, corrigindo as dimensões dos campos e equipamentos (traves, linhas, distâncias, raios, diâmetros e banco de reservas).

As medidas dos gramados que estiverem fora do padrão FIFA passarão por ajustes já para o Campeonato Alagoano Série A 2018. Atualmente, o padrão de campo estabelecido pela FIFA é de 105m de comprimento e 68m de largura. 

A programação dos trabalhos dos técnicos começa no estádio Edson Matias, em Olho D’Água das Flores, nesta quarta-feira (20) e continua na quinta-feira (21). Na sexta-feira (22) e no sábado (23), as atividades serão realizadas no estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. As outras praças esportivas receberão as visitas na última semana de dezembro. A segunda etapa da programação ainda será definida pela FAF. 

De acordo com o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Omena Feijó, o PROGRAMA GRAMADOS será o primeiro passo para a melhoria dos estádios de Alagoas. “Estamos atentos aos principais problemas dos estádios. Até o início do Campeonato Alagoano, os gramados passarão por grandes ajustes, o que vai melhorar, ainda mais, a qualidade do futebol”. 

Comissão de Inspeção e Vistoria

No mês de janeiro, a Comissão de Inspeção e Vistoria da Federação Alagoana de Futebol fará visitas de inspeção a todos os estádios da primeira divisão, conforme a Diretriz Técnica produzida pela Diretoria de Competições. 

Os gramados serão submetidos a uma avaliação de qualidade, incluindo tipo e cobertura da grama, sistemas de drenagem e irrigação, além do solo e nivelamento, recebendo as respectivas notas de zero a cinco. 

A nota mínima aceitável para o que gramado seja considerado apto será dois e meio, recomendada para o Campeonato Alagoano Série A 2018 e obrigatória para o Campeonato Alagoano Série A 2019.