Esportes

Esporte promove a integração de conjuntos habitacionais em Satuba

Novos condomínios praticamente duplicaram população do município

Por Agência Alagoas 08/03/2018 13h01
Esporte promove a integração de conjuntos habitacionais em Satuba

Distantes sim, isolados não. A cidade de Satuba, na Zona Metropolitana do Estado, ganhou uma nova configuração e quase que dobrou a sua população, após a entrega das casas dos condomínios conhecidos como “Recantos”, na região denominada de Nova Satuba.

Atualmente, o complexo conta com 12 condomínios, com, em média, 500 casas cada um. Cerca de 12 mil pessoas já moram no local e ainda restam unidades a serem ocupadas, além da entrega de um 13º condomínio. De acordo com o Censo IBGE, a população de Satuba é de 14.604 habitantes, sem contar com os 12 mil da Nova Satuba, ficando perto de dobrar a população e próximo de atingir os 30 mil habitantes no total.

Diante do crescimento populacional, do afastamento do centro da cidade e da necessidade de serviços e opções para os moradores, o esporte se tornou uma ferramenta de integração da comunidade. Vice-prefeito do município, Marcelo Malta destacou a importância de ações para integrar a nova região da cidade.

“Os Recantos mudaram a configuração e a perspectiva do município. A população quase dobrou. A responsabilidade aumenta e é preciso oferecer educação, saúde, segurança, qualidade de vida e isso é possível através do esporte e do lazer. Além das iniciativas do próprio município, há também as parcerias. Uma das que posso citar é com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude. Já recebemos e ainda vamos receber novas ações do Governo e isso tem uma importância muito grande no trabalho que precisamos fazer, de integração entre os moradores”, afirmou.

 

Presidente da Associação dos Síndicos dos Recantos de Satuba (Assosíndicos), Alexsandro Xavier, afirma que o esporte terá uma importância fundamental no futuro da comunidade dos Recantos.

“Nesse complexo, os moradores residem de quatro anos para cá e esse projeto é uma forma de unir um condomínio com o outro, a comunidade de uma forma geral, para que possamos oferecer esporte e lazer para a população”, disse.

Uma das principais iniciativas para fomentar o esporte como ferramenta de integração e inclusão social foi a criação da Liga Amadora de Desportos dos Recantos de Satuba (Laders), presidida por Edson Pantaleão, que destaca comemora a promoção de modalidades diferentes e os torneios, para inclusão dos moradores.

“Criar essa liga, esse projeto, era uma ideia antiga nossa aqui para Satuba. Mas, com essa mudança para os Recantos, pudemos criar a associação e colocar em prática modalidades além do futsal, como o futevôlei, basquete, voleibol de quadra e de areia. Oferecendo essas modalidades, conseguimos atrair mais pessoas, de outros condomínios, promover pequenos torneios e, dessa forma, integrar a comunidade”, explicou.

Com o papel de fomentar o esporte, o lazer e as ações para a juventude em Alagoas, a Selaj já promoveu eventos e tem no seu calendário, novas atividades no município.

Recentemente, a secretaria do esporte, lazer e juventude promoveu o projeto “Participaê”, que levou oficinas e serviços justamente para a comunidade dos Recantos no início de abril, realiza o “Governo em Movimento”, ação que leva atividades físicas, esportivas e de bem estar para a capital e o interior alagoano.

A secretária Claudia Petuba, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a população alagoana e enfatizou o apoio ao município de Satuba e a população dos Recantos.

“É uma missão do Governo do Estado e da Selaj, de levar ações que beneficiem a população, oferecendo oportunidades, cidadania e dignidade acima de tudo. A região dos Recantos em Satuba tem crescido e merece toda atenção. Por isso, já levamos o Participaê, vamos promover o Governo em Movimento e estaremos sempre a disposição para ouvir o gestores municipais e a população em geral”, finalizou.