Esportes

Hoje na Seleção, Willian José e Roberto Firmino jogaram juntos na base do CRB

Por Globo Esporte/AL 13/03/2018 09h09
Hoje na Seleção, Willian José e Roberto Firmino jogaram juntos na base do CRB

Os alagoanos Willian José e Roberto Firmino vão se reencontrar na Seleção. Pouca gente sabe, mas os atacantes convocados nesta segunda-feira por Tite jogaram juntos no CRB, há 12 anos. Imagine a qualidade do time infantil do Galo em 2006. Disputou o campeonato estadual com dois caras que, tempos depois, iriam ganhar projeção na Europa e vestir a camisa mais pesada do futebol mundial.

Willian lembrou dessa passagem pelo CRB numa entrevista que concedeu ao GloboEsporte.com/AL, em junho de 2014. Ele também não aliviou. O atacante, hoje no Real Sociedad, reclamou que os talentos se perdem em Alagoas porque, muitas vezes, a qualidade não é a prioridade na base.

"O que precisa mudar no nosso estado é essa coisa de privilegiar filhinho de papai. Em todos os clubes. Os meninos pobres que são bons de bola não têm espaço porque não podem pagar. Só querem saber de dinheiro. Joguei com o Roberto Firmino no CRB e ele não foi valorizado aqui. Se destacou no Figueirense e hoje é um dos melhores no futebol europeu. Eu e ele poderíamos ter defendido o CRB no profissional", contou Willian, que, assim como Firmino, nasceu em 1991 e tem 26 anos.

O atacante contou ainda o motivo de ter saído muito cedo do Galo.

"Passei no CRB em 2006. A gente foi campeão alagoano sub-15, e o time recebeu um convite para disputar uma competição em São Paulo. Fiquei animado, mas aí veio o problema. Me pediram R$ 500,00 para a viagem e, sem recursos, não pude pagar. Meu pai recebia um salário mínimo na época e não tinha condição. Depois, me disseram para aparecer no início de 2007 no clube, mas não fui mais", declarou. 

Grande fase

Willian foi convocado pela primeira vez para a Seleção. Fez 17 gols em 30 jogos na temporada 2017/2018 e luta agora por uma vaga na Copa. Precisa correr no Campeonato Espanhol e nos amistosos contra Rússia e Alemanha para mostrar serviço. Firmino veste a camisa canarinho há muito mais tempo. Ganhou uma chance de Dunga e estreou em novembro de 2014, num amistoso contra a Turquia. Destaque do Liverpool, briga hoje até por posição entre os titulares da seleção brasileira.

Revelações do Galo

Antes de Firmino e Willian, a base do Galo revelou o zagueiro Pepe e o atacante Aloísio Chulapa. O defensor fez história no Real Madrid e chegou a conquistar a Eurocopa com a seleção de Portugal. Aposentado no fim de 2017, o centroavante foi três vezes campeão brasileiro e também colocou a faixa do Mundial Interclubes. Virou ídolo do São Paulo.