Esportes

600 atletas participam da 2ª BPA Eco Running na APA do Catolé

Por Agência Alagoas 10/06/2018 16h04
600 atletas participam da 2ª BPA Eco Running na APA do Catolé
Anderson Góes

Seiscentos atletas profissionais e amadores, civis e militares, de diversas municípios alagoanos, participaram, na manhã deste domingo (10), da segunda edição da corrida BPA Eco Running. O evento foi realizado na Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé, dentro das comemorações do 29º aniversário do Batalhão de Polícia Ambiental, celebrado dia 5 de junho.

Encerrando também a Semana do Meio Ambiente, a corrida teve como objetivo unir a prática esportiva à responsabilidade socioambiental. Os participantes tiveram a oportunidade de percorrer cinco quilômetros passando por vários obstáculos e ainda ter contato direto com a natureza da área preservada, que abrange remanescentes da Mata Atlântica e detém um rico manancial que abastece 30% da cidade de Maceió.

Um dos principais objetivos da BPA Eco Running, que contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), é estimular ainda mais as pessoas a preservarem o meio ambiente, que é um dever de todos e não apenas das autoridades legalmente constituídas.

“A gente fez essa corrida, pelo segundo ano consecutivo, para integrar ainda mais a sociedade com o meio ambiente. Uma trilha dentro da mata, com locais íngremes, para demonstrar também um pouco de como é o local de trabalho de nossos militares, que estão diariamente fiscalizando e buscando cada vez a preservação da natureza”, afirmou o comandante do BPA, tenente-coronel Ascânio Casado.

Todos os participantes que concluíram os seus respectivos percursos foram premiados com medalhas de participação, já os primeiros, segundos e terceiros colocados da competição receberam troféus de acordo com cada categoria: campeão geral, policial militar e órgãos defensores ambientais e por faixa etária, masculino e feminino.

Durante o evento, os militares do Batalhão Ambiental também fizeram uma exposição com animais taxidermizados e ainda deram orientações sobre a fauna e flora brasileiras.

Resultados das provas

Na categoria geral, entre os homens, o vencedor da prova foi Clebson João da Silva, com o tempo de 22min34s. O segundo colocado foi Ademilson José Silva de Oliveira, chegando com dez segundos após o ganhador. Completou o pódio, Laércio Alves do Nascimento, que foi o vencedor da categoria na primeira edição da corrida e este ano cruzou a linha de chegada aos 22min55s.

Já entre as mulheres, Lilia Adriana Santos da Silva foi a primeira colocada, com o tempo de 33min37s, em segundo lugar ficou Mary Janne dos Santos, 34mim17s, e, em terceiro, Lily Martins, que completou a prova em 34min30s.

Entre os militares, os vencedores masculinos foram Sérgio Cândido dos Santos, Mayr Wagner Barros Inácio e Raphael Vieira Marinho. No feminino, Alda dos Santos Oliveira, Ângela dos Santos Oliveira e Joyce Kelly Soares da Silva, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares. Alda venceu a corrida pelo segundo ano consecutivo.

Na categoria defensores do meio ambiente, obtiveram as três primeiras colocações, Bruna Rafaelle de Assis Santos, Laíse Kilma Silva de Lima Souza e Sônia Regina dos Santos Melo, no feminino; e Renildo Inácio da Silva, Diogo Aristides Marques e Wellington da Silva Feitosa, no masculino.

Todo o resultado final, com a colocação individual e o tempo da prova, está disponível no site http://www.contimeassessoria.com.br/eficiente/sites/contime/pt-br/site.php?secao=resultados&pub=996