Esportes

Fifa se recusa a fornecer áudio e vídeo de jogo Brasil x Suíça

A reclamação brasileira abriu uma brecha dentro da Fifa, que esperava se manter em total silêncio

Por Redação com O Estadão de S. Paulo 20/06/2018 14h02
Fifa se recusa a fornecer áudio e vídeo de jogo Brasil x Suíça
Reprodução/Internet

De acordo com matéria publicada no Estadão de S. Paulo a Fifa não irá fornecer à CBF o áudio das conversas entre os árbitros e nem mesmo as imagens da partida entre Brasil e Suíça. Nesta quarta-feira, a entidade respondeu à queixa dos brasileiros no que se refere à utilização do VAR durante a polêmica arbitragem do mexicano Cesar Ramos. Indicando que não vai revelar o conteúdo do texto.

Segundo o jornalista ficou claro que a Fifa não aceitou repassar os áudios e imagens do jogo, bem como dos contatos entre os árbitros e a cabine de apoio do VAR, como a CBF havia solicitado. A entidade máxima do futebol saiu em defesa de seus árbitros. No entanto, a Confederação Brasileira considera que a ação foi positiva para "reacender o debate" e admite ter ficado satisfeita com a resposta recebida.


A reclamação brasileira abriu uma brecha dentro da Fifa, que esperava se manter em total silêncio sobre a tecnologia até o final da primeira fase da Copa do Mundo.
A Comissão de Arbitragem se apressou em garantir que o juiz da partida não errou no lance envolvendo o gol de empate da Suíça e que o sistema funcionou de maneira correta.


"Deve ser notado que a Fifa está extremamente satisfeita com o nível de arbitragem e a implementação êxitos do sistema VAR, que no geral foi positivamente aceita e apreciada dentro da comunidade do futebol", declarou a Fifa num comunicado na terça-feira.


"Reconhece-se que ainda haverá discussão e opiniões divididas sobre certas decisões", completou a Fifa, que prometeu uma coletiva de imprensa ao final da fase de grupos para avaliar a situação.


Em carta, a Fifa ainda sai em defesa de seu sistema. Segundo ela, o VAR não foi criado para resolver 100% dos casos polêmicos e de dúvidas durante um jogo e que ele é apenas acionado em caso de um erro "claro". A entidade ainda diz que todos os lances foram apitados corretamente, inclusive o gol da Suíça e o lance em que Gabriel Jesus cai na área.


Quanto à recusa em passar o áudio, a explicação dada era de que uma divulgação comprometeria o trabalho da arbitragem e a privacidade das comunicações entre os juízes. Numa resposta padrão, a Fifa assim tenta colocar um fim ao debate com o Brasil, deixando claro que não vai aceitar uma interferência em sua arbitragem. Para a CBF, porém, a iniciativa cumpriu seu papel, ao exigir que a Fifa avalie seus procedimentos.