Esporte

Arapiraquense de 18 anos torna-se o primeiro Mestre de Xadrez em AL


Fonte: Tribuna Hoje

06/03/2019 14h34

Com apoio do Bolsa Atleta do Governo de Alagoas, Alexsandro Barros conquistou título inédito para o estado

 

Campeão alagoano de xadrez e pentacampeão dos Jogos Estudantis (Jeal), o arapiraquense Alexsandro Barros, de 18 anos, conquistou recentemente, em Santa Catarina, o título de primeiro Mestre de Xadrez de Alagoas.

O jovem atleta representou o estado e, mais particularmente, a cidade de Arapiraca, no Floripa Chess Open 2019, na cidade de Florianópolis, em competição disputada, no final do mês de fevereiro, por dezenas de jogadores de xadrez de todo o Brasil.

Alexsandro Barros derrotou o enxadrista cearense MF Sílvio Cunha, um dos melhores do país, e obteve pontuação para o título de Mestre Nacional de Xadrez pela Confederação Brasileira de Xadrez, tornando-se o primeiro alagoano a ir tão longe na hierarquia de títulos desse esporte-arte-ciência.

O título é concedido ao enxadrista que alcança o rating de 2.200 de ELO FIDE, uma pontuação que mede a força dos jogadores.

Desde os oito anos de idade que Alexsandro Barros é incentivado pelo pai Sandro Barros. “Estou muito feliz com esse título inédito para Alagoas. Agradeço ao meu pai, ao presidente da federação, Jayme Miranda e ao governador Renan Filho, vice-governador Luciano Barbosa e à secretária de Esportes Cláudia Petuba pela concessão do Bolsa Atleta, que me ajudou muito nesse conquista”, declarou.

O jovem enxadrista arapiraquense está concluindo o curso de Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Para Jayme Miranda, presidente da Federação Alagoana de Xadrez, Alexsandro Barros é um jogador completo. “Ele joga no mesmo nível, aberturas como 1.e4, 1.Cf3, 1.d4 ou 1.c4. Está afiado taticamente e melhorou muito o jogo posicional. Entende bem posições complexas de avaliação e tem uma grande capacidade de levar o adversário para o seu estilo de jogo”, enfatiza Miranda.



Compartilhe