Esporte

Jogador revelado na campeonato Taça das Grotas se destaca na equipe do CSA sub-17


Fonte: Assessoria

07/07/2019 17h09

Organizada pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), a Taça das Grotas surgiu em 2017 com o objetivo de integrar e levar esporte e oportunidades para os jovens das comunidades carentes de Maceió. Em 2018 a competição foi ampliada e se consolidou no calendário do futebol alagoano, revelando vários jogadores para clubes de Alagoas e outros estados, um deles o jovem Lucas Lima, o “Lucão”, que conquistou o título Alagoano Sub-17 pelo CSA, tem o sonho de disputar um “Clássico das Multidões” e jogar pelo Real Madri da Espanha.


No ano passado, o jovem zagueiro de 17 anos e 1,89cm atuou pela Grota da Amizade, do bairro do São Jorge, que chegou até a decisão da Taça das Grotas, mas perdeu para a Grota Senhor do Bonfim no Estádio Rei Pelé. Apesar da derrota, a experiência na competição abriu as portas do futebol para o jovem, que desde então, passou pelo Náutico de Pernambuco, voltou para Maceió e vem ganhando espaço e chamando atenção na categoria de base do CSA.


“Gostei muito da competição, Serviu como aprendizado para mim e para todos os garotos que participaram, uma oportunidade de mostrar o nosso talento e crescer dentro do futebol”, disse Lucão.

 Lucas Lima, o “Lucão”, conquistou o título Alagoano sub-17 pelo CSA e tem o sonho de disputar um “Clássico das Multidões” e jogar pelo Real Madri da Espanha (Foto: Ascom Selaj) 

Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, destacou o sucesso da competição. "Quando criada, a Taça das Grotas já gerava grande expectativa, mas depois de duas edições, acreditamos que atingimos o objetivo social e esportivo. Mas, mesmo com essa repercussão positiva, vamos seguir trabalhando para melhorar a competição bem oferecer o melhor para os participantes", afirmou.


Mais que uma oportunidade de mostrar talento, a Taça das Grotas foi criada com o objetivo de integrar as comunidades carentes de Maceió, principalmente as Grotas que tem serviços do programa Vida Nova Nas Grotas. A Selaj ofereceu às 20 comunidades, 480 atletas, mais integrantes das comissões técnicas, transporte para todos os jogos, realizados em praças esportivas amadoras e profissionais, como o Estádio do 7 de Setembro, Complexo Esportivo do Pontal da Barra, Centro de Treinamento do Mutange, Centro de Treinamento Ninho do Galo e Estádio Rei Pelé, bem como lanche em todas as rodadas e premiação de troféus e medalhas para os três primeiros colocados na competição.

 Charles Hebert  é secretário executivo do Esporte, Lazer e Juventude e coordenador da competição (Foto: Ascom Selaj) 

Secretário executivo do Esporte, Lazer e Juventude, além de coordenador da competição, Charles Hebert destacou a importância da competição. “A Taça das Grotas começou como uma competição de cunho social, mas ganhou notoriedade e se consolidou no calendário do futebol alagoano. Nós continuamos com a ideia de atender as comunidades, oferecer oportunidades, mas também reconhecer que a competição agora é uma vitrine. Vários atletas conseguiram espaço em clubes de Alagoas e outros Estados por conta da Taça das Grotas. Torcemos muito pelo sucesso desses jovens, primeiro como cidadãos e depois como atletas”, afirmou.

 

Recentemente Campeão Alagoano da categoria Sub-17, Lucão afirmou que tem três sonhos no futebol. “Quero me tornar jogador profissional para ajudar a minha família, disputar um “Clássico das Multidões” entre CSA e CRB e chegar ao Real Madri, assim como o meu conterrâneo Pepe”, contou.

 Segunda edição do campeonato Taça nas Grotas (Foto: Ascom Selaj) 

Se depender da avaliação inicial, o jovem poderá ter um sucesso brilhante. "O Lucão é um atleta vindo de uma família humilde e que tem um comportamento exemplar, dentro e fora de campo. Temos um cuidado diferenciado com ele, jovem e com uma estrutura física muito boa. Procuramos orientá-lo para que ele possa aproveitar o máximo possível dessas características, e ele tem aproveitado. Canhoto, com um bom tempo de bola, tanto por baixo como por cima, ainda tem um bom cabeceio ofensivo.

 

Esperamos vê-lo atuando pelo Brasil a fora como jogador profissional", explicou o técnico Sub-17 do CSA, João Neto. Em 2019, a Taça das Grotas chega a sua terceira edição, com diversas comunidades buscando a participação e será realizada entre os meses de novembro e dezembro, fechando a temporada de futebol em Alagoas.



Compartilhe