Esportes

Tite poupa Neymar e atletas que jogam no Brasil de convocação

O atacante do Paris Saint-Germain lesionou a coxa no último jogo da seleção

Por TNH1 25/10/2019 14h02
Tite poupa Neymar e atletas que jogam no Brasil de convocação
Imagem: CBF

O técnico Tite divulgou nesta sexta-feira (25) os 23 escolhidos por ele para tentar fazer a seleção brasileira se reencontrar com a vitória após quatro tropeços seguidos. O treinador não chamou jogadores que atuam no Brasil, por estarem em fase decisiva da temporada, nem Neymar, que está machucado.

O atacante do Paris Saint-Germain lesionou a coxa no último jogo da seleção, em 13 de outubro, contra a Nigéria. A previsão inicial do clube francês é que ele ficasse parado por quatro semanas.

Os dois próximos compromissos da equipe nacional são contra Argentina e Coreia do Sul, respectivamente nos dias 15 e 19 de novembro. A primeira partida acontecerá na Arábia Saudita, e a segunda, nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo Tite, outra razão para não ter convocado nenhum jogador que atue no Campeonato Brasileiro é dar oportunidade a jogadores mais jovens, como Douglas Luiz, 21, ex-Vasco e hoje no Aston Villa (ING), o lateral Emerson, 20, do espanhol Betis, e o goleiro Daniel Fuzato, 22, da Roma (ITA).

"São oportunidades para atletas jovens que estão fora do país e que eu estava acompanhando quando estavam aqui", disse o treinador.

Questionado sobre ter havido alguma pressão do Flamengo, líder do Brasileiro e finalista da Taça Libertadores, para que os atletas do clube fossem poupados da convocação, o técnico despistou: "Não chegou a mim absolutamente nada do Flamengo, [o presidente da CBF, Rogério] Caboclo não me passou água, não me disse nada".

A última vitória da seleção brasileira foi contra o Peru, na final da Copa América. Desde então, empatou por 2 a 2 com a Colômbia e perdeu por 1 a 0 para os peruanos em amistosos nos Estados Unidos. Em Singapura, empatou por 1 a 1 com Senegal e Nigéria.

?Essa foi a última convocação do treinador antes de escolher quem representará o Brasil nas primeiras partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O torneio começa em março de 2020.

Se a seleção principal poupou os clubes brasileiros, a equipe olímpica, comandada pelo técnico André Jardine, chamou 11 atletas que atuam no país e que desfalcarão suas equipes pelo menos na 32ª e na 33ª rodadas do Brasileiro.

O São Paulo, por exemplo, perderá Antony no clássico contra o Santos, e o Corinthians, Pedrinho no duelo diante do Palmeiras.

A seleção sub-23 disputará, de 11 a 19 de novembro, o Torneio de Tenerife, na Espanha, com jogos contra Argentina, EUA e Chile.

CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO PRINCIPAL

Goleiros
Alisson (Liverpool)
Daniel Fuzato (Roma)
Ederson (Manchester City)

Laterais
Danilo (Manchester City)
Emerson (Real Betis)
Alex Sandro (Juventus)
Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Zagueiros
Éder Militão (Real Madrid)
Felipe (Atlético de Madrid)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)

Meias
Arthur (Barcelona)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Lucas Paquetá (Milan)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Philippe Coutinho (Bayern de Munique)

Atacantes
David Neres (Ajax)
Roberto Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Richarlison (Everton)
Rodrygo (Real Madrid)
Willian (Chelsea)

CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO OLÍMPICA
Goleiros
Anderson (Athletico)
Ivan (Ponte Preta)
Phelipe (Grêmio)

Laterais
Dodô (Shakhtar Donetsk)
Guga (Atlético-MG)
Ayrton Lucas (Spartak Moscou)
Caio Henrique (Fluminense)

Zagueiros
Ibañes (Atalanta)
Lyanco (Torino)
Rodrigo (Portimonense)
Walce (São Paulo)

Meias
Bruno Guimarães (Athletico)
Lucas Fernandes (Portimonense)
Matheus Henrique (Grêmio)
Pedrinho (Corinthians)
Thiago Maia (Lille)
Wendel (Sporting)

Atacantes
Antony (São Paulo)
Artur (Bahia)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Matheus Cunha (RB Leipzig)
Paulinho (Bayer Leverkusen)
Pedro (Fiorentina)