Esportes

Atletas do Sesi representam Alagoas nas Paralimpíadas Escolares 2019

O evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro reunirá mais de 1.200 atletas de todo o Brasil

Por Assessoria Sesi 18/11/2019 11h11
Atletas do Sesi representam Alagoas nas Paralimpíadas Escolares 2019
Assessoria Sesi

Dois jovens atletas do Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD) vão representar Alagoas na modalidade natação das Paralimpíadas Escolares 2019, que acontecem desta terça-feira (19) até sexta (22). O evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reunirá mais de 1.200 atletas de todo o Brasil, em 12 modalidades, com o objetivo de estimular a prática esportiva entre estudantes com deficiência física, visual e intelectual.

João Eduardo, de 15 anos, e Plínio Hugo, de 14, se esforçam nos treinos para trazer medalhas. Eles são acompanhados de perto pelo professor Pablo Lucini, coordenador do PSPCD, que está otimista com a primeira participação dos meninos em uma competição nacional. Incentivo não falta. “Além de todo o apoio do Sesi, os pais são muito participativos e isso eleva a confiança deles”, afirmou.

A dedicação de João e Plínio, explica Lucini, é “acima da media”. Graças ao empenho da dupla no programa do Sesi, que promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, um dos principais objetivos foi atingido: a conquista do índice para representar Alagoas nacionalmente. Os garotos viajam com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

João Eduardo representa a Escola Sesi Cambona e já tem uma marca importante no esporte: o 2º lugar nos 100 metros livres conquistado durante competição estadual. “Estou viajando com boas expectativas e espero ganhar uma medalha em São Paulo”, disse o adolescente, enquanto treinava na Vila Olímpica Albano Franco, na Cambona.

Plínio Hugo é da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes e participa, pela primeira vez, de uma competição oficial. Apesar disso, ele não está menos confiante. Ambos possuem experiência também nas quadras. Eles acabaram de participar de torneio paralímpico estadual, no time de basquete em cadeira de rodas do Sesi.

A competição – As Paralimpíadas Escolares 2019, consideradas o maior evento do mundo para jovens com deficiência, terão sua cerimônia de abertura na próxima terça-feira, 19, no Pavilhão Oeste do Anhembi, em São Paulo. As disputas, por sua vez, começam na manhã seguinte e se estenderão até o dia 22, sempre no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.