Esportes

Jovem maratonista de Maceió é destaque no esporte aquático

Premiada no ranking feminino brasileiro, também acumula títulos internacionais

Por Junior Lima (Estagiário) / Ascom Semtel 11/12/2019 09h09
Jovem maratonista de Maceió é destaque no esporte aquático
Reprodução

A Prefeitura de Maceió segue trabalhando para apoiar e incentivar grandes talentos do esporte na cidade. Um compromisso junto a atletas como a maratonista aquática Amanda Morena, de 14 anos, que tem alcançado notoriedade dentro do cenário brasileiro e realizou o feito de ser a mais jovem premiada no ranking geral na categoria feminina em 2019.
 
Nadadora desde os 6 anos de idade, sempre incentivada pelos pais, Morena tornou-se uma amante precoce dos esportes aquáticos, até descobrir sua verdadeira vocação por provas de longa duração. Hoje a atleta acumula títulos e participações em competições internacionais, como a Copa Pacífico de Maratonas Aquáticas, realizada em novembro deste ano no Equador. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a atleta pôde fazer parte da equipe de apenas dois seletos atletas que representaram o Brasil no torneio.


Além disso, durante o ano de 2019, Morena participou das seis etapas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, realizadas nas cidades de Porto Alegre (RS), São Sebastião (SP), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Salvador (BA), e em Maceió, onde conquistou o topo do pódio competindo na praia de Pajuçara e finalizando o ano como vice campeã no ranking nacional das provas de 10km e 3° colocada nos 5km, categoria infantil.

A nadadora de 14 anos, que está no 1º ano do ensino médio, fala que não é fácil a rotina entre os treinos e os estudos, mas com muita disciplina, consegue conciliar seus compromissos diários. “Acordo todos os dias às 04h da manhã para estudar e fazer os exercícios passados na escola. Fazendo assim tenho todo o dia livre para dedicar aos treinos. Tenho uma rotina de exercícios físicos bastante exigente, treino oito vezes por semana na piscina e dois dias na academia de musculação”, comentou Morena.


Amanda é acompanhada ainda por uma equipe de profissionais, que de forma voluntária oferecem suporte ao seu desenvolvimento atlético. O grupo conta com a nutricionista Margareth Viana, que acompanha e desenvolve o planejamento de alimentação da atleta, o personal trainer David Barros, que supervisiona e a orienta durante os treinos de fortalecimento muscular, sessões de fisioterapia respiratória, além da assessoria de treino recebida pelo renomado Sued Awad, que reside em Brasília e envia uma planilha de treinos para serem seguidos pela atleta.

Segundo o secretário adjunto de Esporte, Diogo Rebêlo, o apoio imprescindível dado pela Prefeitura de Maceió no fomento e incentivo a prática esportiva, vem cada vez mais revelando novos talentos em Maceió, além disso, mostra a importância de apoiar atletas que representam a cidade dentro e fora do país.

“Sabemos que estamos no caminho certo, quando vemos talentos como o da nadadora Morena se destacando e levando o nome de Maceió para outros estados e fora do país. Seguiremos trabalhando incansavelmente no fomento e incentivo a prática esportiva, para que cada vez mais, novos jovens sejam alcançados. Estamos muito felizes em ter feito parte desse ano tão especial na carreira da Morena”, comemorou Rebêlo.

Morena agora se prepara para a seletiva do Mundial de Maratonas Aquáticas de 2020, intensificando a rotina de treinos para estar no páreo com as adversárias de outros estados.