Esportes

Especialistas divergem sobre o uso de máscaras no futebol

Na Alemanha, que retoma o futebol no sábado, o Ministério do Traballho do país queria a utilização do equipamento nos jogadores

Por O Globo 13/05/2020 08h08
Especialistas divergem sobre o uso de máscaras no futebol
Foto: Kim Hong-Ji/Reuters

Na Coreia do Sul o futebol já voltou. No sábado será a vez da Bundesliga — Campeonato Alemão. Clubes e federações se mobilizam para que os atletas e todos os envolvidos numa partida estejam em segurança.

Estádios vazios, testes em massa e cuidados redobrados com a higiene são algumas das medidas adotadas. Mas um dos itens mais importantes para evitar a propagação do coronavírus têm sido polêmico no mundo da bola, levantando a questão: é possível jogar de máscara?

O Ministério do Trabalho alemão sugeriu que os jogadores entrassem em campo utilizando o equipamento de proteção. O renomado virologista belga Marc van Rast também apoiou a utilização de máscaras, mas a viabilidade disso têm sido questionada por médicos e atletas.

— Essa máscara é feita para proteção à Covid-19, como as utilizadas por profissionais de saúde. Não é específica para a prática de esportes — disse a infectologista Elisa Aires.

Médico da Fifa, o brasileiro Marco Michelucci apresenta mais um aspecto.

— O uso da máscara para a proteção adequada precisa ter vários cuidados. Pelo fato de o futebol ser um esporte de contato, ela deveria ser trocada várias vezes, e seria quase impossível fazer tantas paralisações durante uma partidas - explicou o médico, que aponta outros problemas que colocam em cheque a viabilidade das máscaras:

— Precisaria estar em consonância com o capítulo da Fifa que fala sobre os equipamentos. A máscara teria que ser da mesma cor do uniforme, e não poderia ter muitas protuberâncias. Alguns modelos não satisfazem os critérios da entidade, mas é preciso analisar o regulamento de cada federação.