Esportes

Presidente do Sindicato dos Atletas relata dificuldade de jogadores durante a pandemia

Por Globo Esporte/AL 28/05/2020 12h12
Presidente do Sindicato dos Atletas relata dificuldade de jogadores durante a pandemia
Campeonato Alagoano foi paralisado no dia 16 de março. Foto: reprodução.

A paralisação do futebol deixou muitos profissionais em situação complicada. Em Alagoas, sem atividades desde 16 de março, teve clube que optou por rescindir os contratos dos jogadores. Enquanto a bola não volta a rolar, os atletas estão desamparados.

Presidente do Sindicato dos Atletas de Alagoas, Jorge Borçato criticou a conduta de times do interior alagoano. Ele evitou falar o nome dos times, mas relatou a situação.

"A gente está na luta para os clubes honrarem aquilo que está no contrato. Alguns clubes fizeram coisas que a gente não esperava. Tem clube que suspendeu os contratos dos jogadores, com a promessa de reativar lá na frente, mas não se preocupou de que forma o jogador vai sobreviver até lá - afirmou Borçato, dizendo que alguns atletas tiveram que se virar para ajustar as contas."

"Tem jogador que foi recorrer ao auxílio emergencial do governo, mas teve o pedido negado. Os clubes alegam que não têm condições de pagar o salário, mas será que não podem ajudar o cara a se manter?"

"Teve clube que recebeu R$ 120 mil de ajuda da CBF (caso de Coruripe e Jaciobá, representantes de Alagoas na Série D) e paga aos caras apenas 15 dias de março, quando tinha que pagar os meses de março e abril. Rescindiu os contratos dos caras prometendo que vão voltar a jogar no Brasileiro. Tinha jogador com quatro meses de contrato a cumprir ainda. O cara aceita receber apenas 15 dias por questão de sobrevivência..."

Perguntado quais medidas o sindicato adotou para minimizar a crise, Borçato explicou.

"Então, nós pedimos ao nosso departamento jurídico para procurar os clubes e há uma promessa de pagamento de abril, pelo menos."

O presidente também elogiou os clubes que procuraram o sindicato para buscar um entendimento com os atletas.

"O CSE procurou a gente, se comprometendo a tentar resolver a situação, mas outros clubes do interior não fizeram contato. CSA e CRB entraram em acordo com seus jogadores e estão numa situação tranquila. Então a gente parabeniza a atitude desses dirigentes que tiveram hombridade para honrar seus compromissos."