Geral

Serviços do Eixo Quartel entram em nova fase neste mês de outubro

Por Agência Alagoas 10/10/2017 14h02
Serviços do Eixo Quartel entram em nova fase neste mês de outubro

Os Eixos Viários de Maceió são obras de mobilidade que apresentam diversos pontos de intervenção e, por isso, dependem do andamento de todas as etapas para serem entregues. No Eixo Quartel, os múltiplos serviços têm avançado simultaneamente e entram em nova fase durante o mês de outubro.
 
É o caso dos trabalhos que estão sendo executados dentro do terreno do Hospital do Açúcar. Nesse trecho, a equipe coordenada pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) finalizou a terraplanagem da via e já inicia as atividades de drenagem.
 
Outro ponto que tem serviços em andamento é a extensão que corta o terreno do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (59º BIMtz). Lá está sendo realizada a escavação para o acesso à passagem de nível, que servirá para a ida dos soldados ao campo de treinamento.

Também houve avanço na construção do trecho que liga a Rua Marieta Lages à Rua Oldemburgo Paranhos, próximo à Super Pizza do Farol. Para que as vias fossem conectadas, foi necessária a demolição de dois imóveis da região. Com essa etapa concluída, a Setrand vai iniciar a remoção dos entulhos para começar a executar a terraplanagem da via ainda nesta semana.
 
De acordo com o governador Renan Filho, as obras do Eixo Quartel devem ser entregues até o fim deste ano, enquanto o Eixo Cepa tem previsão para o primeiro semestre de 2018. As obras estão orçadas em R$ 20 milhões.
 
Os eixos 
O Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de comprimento, com início na Rua Marieta Lages, no Farol, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta.
 
Já o Eixo Cepa terá cerca de nove quilômetros de extensão. O binário tem início entre as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, e vai até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes.
 
Os dois eixos terão o formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário - e irão servir como vias alternativas de escoamento do trânsito da Avenida Fernandes Lima, permitindo que a população possa escolher qualquer um deles para se conectar com as partes baixa e alta da cidade.