Geral

Expoagro vai receber 2 mil animais e 100 mil pessoas

Por Edivaldo Junior com www.edivaldojunior.com.br 11/10/2017 16h04
Expoagro vai receber 2 mil animais e 100 mil pessoas

Os portões do Parque José da Silva Nogueira, a Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió, serão abertos para o público a parir da próxima quinta-feira, 19. Serão onze dias marcados por diferentes eventos. Até o dia 29 de outubro, a 67ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro), terá reunido um público de 80 mil a 100 mil pessoas, movimentando a economia com a geração de empregos e negócios que vão passar dos R$ 10 milhões.

Antes do começo da festa, o Parque da Pecuária passa pela fase de preparativos. Limpeza, pintura, manutenção, reforma e melhorias estruturais estão sendo realizadas no local pela realização do evento. A via de acesso de carros e caminhões, nos fundos do parque está sendo asfaltada. Mas a grande novidade este ano é mesmo a Arena Expoagro. Toda a estrutura para o evento está sendo montada na pista central do parque e ficará pronta, nos próximos dias para receber um grande público.

“A expectativa é muito forte. Temos informações que já foram vendidos mais de dez mil ingressos para o primeiro show, na sexta-feira 20. A Arena Expoagro representa uma grande inovação para o público e com isso esperamos receber, este ano, até 100 mil visitantes durante a exposição”, aponta Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) que realiza a Expoagro em parceria com a Organização Arnon de Mello.

O ritmo de trabalho é intenso. Nesta quarta-feira, 11, foi realizada a inspeção final do local pela equipe técnica da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o parque foi liberado para receber os animais que participaram da exposição, já a partir da próxima segunda-feira, 16.

Nesta quarta-feira foi realizada, sob coordenação da Adeal, a pulverização de paredes, pisos de currais, cochos e pavilhões com uma solução a base de iodo para desinfecção. O procedimento, explica o presidente da Adeal, Rui Alves, se destina a proteger os animais que irão participar da exposição.

“Após o prazo de 72 horas, chamado de vazio sanitário, o parque estará pronto a receber os animais para a exposição. A desinfecção é uma medida que prepara o local, mas independente disso todos os animais que participarão do evento terão de ter a GTA (Guia de Trânsito Animal), além estar em dia com as vacinas obrigatórias”, explica Rui Alves.

Durante a realização da Expoagro, a Adeal informa que serão adotados outros procedimentos de segurança sanitária para evitar a proliferação de doenças, a exemplo do controle da entrada e saída de animais da área do parque de exposição.

A 67ª Expoagro/AL vai reunir este ano criadores de todo o País para celebrar a maior festa do agronegócio do Nordeste. O evento, que ocorre do dia 19 a 29 de outubro, promete movimentar todas as cadeias produtivas do estado e região. Já foram inscritos criadores de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O presidente da ACA confirma ainda que alguns animais vem da região Sudeste, a exemplo do estado de Minas Gerais. De Alagoas temos criadores de todas as regiões. “Esse ano, teremos um evento maior, confraternizando num só local grandes e pequenos criadores, incluindo a presença de produtores da agricultura familiar e vários expositores que nos procuraram após a Expo Bacia Leiteira, que vão trazer seus animais”, afirma Domício Silva.