Geral

Quatro projetos da Seduc são finalistas do Concurso de Ações Inovadoras

Por AGÊNCIA ALAGOAS 14/10/2017 10h10
Quatro projetos da Seduc são finalistas do Concurso de Ações Inovadoras

Das 20 iniciativas finalistas do VIII Concurso de Ações Inovadoras promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), quatro são projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): Articulador de Ensino, Programa Alagoano de Ensino Integral, Robótica e Coopercastro.

O reconhecimento às ações que vêm contribuindo para a melhoria da prestação dos serviços públicos no Estado acontece no próximo dia 7 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, está diretamente envolvido com três destas iniciativas - com exceção da Coopercastro, que ocorre por meio de parceria entre a Escola Estadual Lima Castro e a Cooperativa Pindorama - e destaca a importância deste reconhecimento.

“A Seduc, por meio da Suped, inscreveu 19 ações no concurso; tivemos sete pré-selecionadas e, no final, três finalistas, além do Projeto Coopercastro. Este reconhecimento é gratificante, pois estas ações decorrem em função do que propõe a gestão da Seduc. Somos uma secretaria dinâmica e estas ações e programas acontecem graças ao apoio desta gestão”, avalia.

Os finalistas

Conheça melhor as quatro ações da Seduc finalistas do concurso de ações inovadoras:

Articulador de Ensino

Considerando os avanços da gestão educacional da rede pública estadual, foi criada, em 2016, a função de articulador de ensino, um profissional capaz de articular, junto aos coordenadores pedagógicos das unidades escolares, os projetos executados pelos professores, com uma visão macro do projeto político- pedagógico da escola e das diretrizes da Seduc. Atualmente, eles atuam tanto na rede estadual quanto nas municipais e são peça fundamental em ações como o Programa Escola 10 e outros.

Programa Alagoano de Ensino Integral

Implantado em 2015, no início da atual gestão, o programa é uma das apostas do Governo do Estado para a construção de uma nova educação, oportunizando aos jovens alagoanos agregar a formação do ensino médio e encaminhamento ao ensino superior e ao ensino técnico profissionalizante, preparando-os também para os desafios do mercado de trabalho. Atualmente, são 35 unidades de ensino da rede pública estadual neste formato, atendendo milhares de estudantes em todas as regiões. Até o fim desta gestão, o governo tem como meta chegar às 50 unidades.

Robótica

O projeto de robótica é outra iniciativa que vem fazendo a diferença nas escolas da rede pública estadual desde 2016, quando 50 unidades foram contempladas. A ação, que foi ampliada para mais 45 unidades em 2017, totalizando 95 escolas, tem como proposta agregar valor às práticas pedagógicas a partir da tecnologia e inovação.

Além disso, visa trabalhar a capacidade de abstração dos alunos, fazendo com que eles consigam desenvolver habilidades cognitivas nas áreas de Matemática, Física, Mecatrônica e Eletrônica, e, dessa forma, descubram novos horizontes, inclusive profissionais.

Coopercastro

A ação é fruto de uma parceria entre a Cooperativa Pindorama e a Escola Estadual Lima Castro, localizada no povoado homônimo, em Coruripe, por meio do Projeto Jovem Aprendiz/Coopercastro, pelo qual alunos e ex-alunos da unidade de ensino foram selecionados para estagiar durante um ano na empresa, podendo o contrato ser prorrogado por mais um ano. Um processo que teve início ainda em 2016, quando escola e Cooperativa promoveram uma seleção para a escolha dos 42 aprendizes.

Em junho deste ano, a parceria entre a Cooperativa e a escola foi homenageada em audiência no Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT-AL), pelo cumprimento da Lei 10.097/2000, mais conhecida como a Lei de Aprendizagem, que estipula que companhias de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes.