Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista neste fim de semana no Brasil

O fenômeno é anual e, neste ano, terá menos interferência da lua, possibilitando uma melhor visão até mesmo de meteoros menos brilhantes

Por Notícias ao Minuto 20/10/2017 13h01
Chuva de meteoros poderá ser vista neste fim de semana no Brasil

A chuva de meteoros Orionídeos poderá ser vista no céu entre este sábado (21) e o domingo (22). O fenônome estará visível em todo o mundo, com exceção da Antárctica. Como explica o JC Online, a chuva de meteoros Orionídeos faz parte da constelação Órion e é formada por detritos do Cometa Halley, que pode ser visto em órbita a cada 76 anos.


 
A publicação destaca que o fenômeno é anual e, neste ano, terá menos interferência da lua, possibilitando uma melhor visão até mesmo de meteoros menos brilhantes.

O Grupo de Astronomia de Pernambuco informa que o melhor horário para observação da chuva de meteoros será durante a madrugada, tanto do sábado quanto do domingo, com destaque entre às 2h e 3h. "A preferência é de que o fenômeno seja visto de um lugar escuro, longe da luminosidade das cidades. Esta chuva de meteoros é oriunda dos detritos deixados pela passagem do cometa Halley. Esses detritos formaram uma faixa que orbita o sol, por isso todo ano há uma repetição", explica o professor de astronomia James Solon.

Os Orionídeos possuem uma atividade de máximo constante. Por isso, as noites de 21 e 22 de outubro possuem atividade intensa semelhante. A estimativa é de que haja entre 20 e 25 meteoros por hora durante a chuva de meteoros Orionídeos.

Cometa Halley

O cometa Halley - também designado 1P/Halley - orbita periodicamente em sua órbita a cada 76 anos. A última aparição do cometa foi no ano de 1986, e a próxima está prevista para o ano de 2061. Halley é o único cometa de curto período conhecido que é claramente visível a olho nu da Terra.