Geral

Traipú encerra as atividades do lixão do município, nessa segunda-feira (23)

Por IMA ALAGOAS 23/10/2017 14h02
Traipú encerra as atividades do lixão do município, nessa segunda-feira (23)

A prefeitura de Traipú encerrou, nesta segunda-feira (23), as atividades do lixão do município. O prefeito Eduardo Tavares se reuniu com o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), Gustavo Lopes, na sede do órgão, para formalizar o encerramento e estabelecer parceria de projetos no município.

Com o encerramento do lixão de Traipú, Alagoas completa o número de 38 vazadouros com atividades encerradas. A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada dos resíduos gerados.

Os resíduos gerados pelo município passarão a ser destinados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste, reduzindo, através da tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.

Para Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, o encerramento dos lixões é um dos principais desafios para os novos gestores, ocasionando problemas ambientais, sociais e ecológicos.

“Os desafios são enormes, porém necessários. Não é aceitável municípios manterem lixões nos dias atuais. Antes de assumirmos o IMA, tínhamos apenas um município destinando corretamente. As prefeituras têm sido notificadas e grande parte deles entende a necessidade de resolver esse problema”, comentou Gustavo Lopes.

Ainda este ano, há perspectiva do encerramento de no mínimo outros cinco lixões com a implantação de três áreas de transbordo para atender os municípios que integram o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste).

Além do encerramento do lixão, a prefeitura firmou uma parceria com o Instituto para a adesão do programa Alagoas Mais Verde, que irá auxiliar na arborização do município.