Geral

Alagoas sai na frente de Pernambuco na premiação do Projeto Todos contra o Aedes

Por Ama Alagoas 06/12/2017 12h12
Alagoas sai na frente de Pernambuco na premiação do Projeto Todos contra o Aedes

O Estado de Alagoas ganhou 11 prêmios e Pernambuco oito no encerramento do Projeto Todos Contra o Aedes aegypti, cuja premiação vai acontecer nesta quinta-feira (7), às 11h, no auditório da Caixa Econômica Federal da Avenida Fernandes Lima, 651, no 6º andar, Farol. A iniciativa é da Ensinart Editora, do Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).  Quarenta e cinco mil alunos dos dois Estados aderiram ao projeto sendo 23 mil de Alagoas.

São José da Tapera vai levar 4 prêmios; Campo Alegre 3; Arapiraca 1, Teotônio Vilela 1; Taquarana 1; e Estrela de Alagoas 1. De acordo com Carlos Aquiles Siqueira idealizador do projeto e diretor presidente da Ensinart Editora, do Ceará, os 45 municípios dos dois estados – sendo 23 de Alagoas –  realizaram ações de campo e postaram em média 100 mil ações entre fotos e vídeos e das 139 propostas de projetos e ações enviadas, foram selecionadas as melhores e postadas na internet. A partir de então, foram contabilizados 6 mil votos e os mais votados são os premiados.

 “Foram duas etapas de votação: a primeira de júri técnico que submeteu os melhores projetos à votação popular pelo facebook. Utilizamos um software que só era possível votar uma vez do mesmo celular e computador”, destacou Aquiles, acrescentando que Alagoas teve 230 professores qualificados e Pernambuco 220. Segundo ele, serão entregues aos dois Estados 19 prêmios, já que houve um empate no número de pontuação entre dois estudantes, e seis modalidades de prêmios, sendo três premiações por modalidade.

As modalidades são Prêmio Criatividade, Melhor Projeto, Meio Ambiente, Melhor Redação; Melhor História em Quadrinhos; e Melhor Paródia Musical, Poema, Cordel. De acordo com Aquiles, o objetivo do projeto é a partir da qualificação dos professores e do material didático fornecido, livro do aluno e manual do professor, conscientizar e formar alunos do ensino fundamental das escolas públicas, priorizando os municípios com índice de infestação predial com risco de surto, para atuarem como cidadãos protagonistas, na identificação e alerta aos pais, serviços de vigilância epidemiológica e demais adultos, quanto aos focos do mosquito, formando brigadas mirins de ação permanente de combate ao Aedes aegypti.

Alagoas se destacou no Prêmio Criatividade: Viviane Aparecida Santos Cavalcante de Arapiraca (2º lugar) e Margarete Pinheiro de Teotônio Vilela (3º lugar). No Melhor Projeto: Elayne Cristinne Martins da Silva Santos de Campo Alegre ficou em 2 º lugar e Rosa Maria Cardoso de São José da Tapera em 3º. No Prêmio Meio Ambiente Carla Cristina dos Santos de Campo Alegre ficou em 1º lugar e Edna Farias de Taquarana em 3º.

O prêmio de Melhor Redação foi vencedora Jordania dos Santos Moraes de Campo Alegre e Anderson dos Santos Silva de São José da Tapera, que levou a 3º colocação. Na Melhor História em Quadrinhos, Fabrício Gomes dos Santos de São José da Tapear fica em 3º lugar. O prêmio de Melhor Paródia Musical, Poema e Cordel teve Ana Clara Cabral Ferro de Estrela de Alagoas como a 3º colocada.