Geral

Sebrae apresenta planos para integrar turismo dos cânions à foz do São Francisco

Nos últimos anos, o rio ganhou uma cadeia turística bem ampla

Por Agência Sebrae/AL 07/12/2017 13h01
Sebrae apresenta planos para integrar turismo dos cânions à foz do São Francisco

O Rio São Francisco percorre 240 km desde que chega a Alagoas nos cânions até desembocar no mar, entre Alagoas e Sergipe. Nos últimos anos, o rio viu florescer nesse percurso uma cadeia turística, que une destinos ecológicos, de aventura, histórico e de 'sol e rio', incrementando ainda mais o potencial turístico do estado. Como uma forma de apresentar seus planos de potencializar o destino em 2018, representantes do Sebrae em Alagoas reuriram-se com os empresários do trade turístico de Penedo e Delmiro Gouveia nestas terça (05) e quarta-feira (06), respectivamente, para o ‘Experimente o Velho Chico’.

Os encontros serão no Escritório Regional do Sebrae em cada cidade, das 19h às 22h, contando ainda com palestras gratuitas sobre mídias sociais e gestão da qualidade. Contudo, as vagas são limitadas a 40 empreendedores por local, com inscrições abertas nos próprios Escritórios ou pela Central de Atendimento (0800 570 0800).

Cada reunião está estruturada da seguinte forma: apresentação dos planos do Sebrae – feita pelos analistas Cíntia Silver, em Penedo, e Vitor Pereira, em Delmiro Gouveia – seguida pelas palestras ‘Mantenha o turista conectado através das mídias digitais’, ministrada por Raphael Falcão, analista da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE), e ‘Qualidade e logística como ferramentas de integração do turismo na região dos cânions à foz do São Francisco’, por Sacha Passos, consultor credenciado ao Sebrae em Alagoas.

No público, são esperados donos de hotéis e pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, agências e guias de turismo. Outros empreendedores ligados ao trade, como artesãos e produtores culturais, também são convidados. Entre as ações que eles irão conhecer estão capacitações, consultorias, missões técnicas e até um festival gastronômico, como explicou Vitor Pereira.

“Quando o turista vem, ele geralmente passa um ou dois dias e vai embora. Pretendemos trabalhar a integração dos dois destinos para que ele passe mais tempo na região do São Francisco, tenham uma experiência mais completa e possam conhecer outras atrações que compõem o destino”, defendeu.

Os encontros são uma promoção conjunta dos Escritórios Regionais do Sebrae em Penedo e Delmiro Gouveia com a Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas. Outro parceiro é a Rede Empresarial Caminhos do São Francisco, que conta com negócios dos cânions à foz do Velho Chico.

“Esse é um público que foi formado no antigo Arranjo Produtivo Local (APL) de mesmo nome, que já vem organizado e conseguiu chamar atenção para o destino. O Sebrae espera trabalhá-los dentro dos atendimentos empresarias que integram nosso planejamento para 2018, potencializando ainda mais essa cadeia produtiva do turismo e movimentando as economias dos municípios da região”, finalizou o analista.