Geral

Influenza: vacinas são disponibilizadas para a população

Por Ascom SMS 12/01/2018 08h08
Influenza: vacinas são disponibilizadas para a população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Imunização, está disponibilizando vacina contra Influenza/H1N1 com a composição de 2017, para toda população, sem restrição de público. A campanha é temporária, se estende enquanto durar o estoque.

As vacinas já foram distribuídas nas unidades que possuem sala de vacinação em funcionamento e serão administradas em usuários cujo volume muscular permita a administração da vacina utilizando a agulha de calibre 25 x 0,6 mm.

Aqueles que forem vacinados agora e pertencerem ao público alvo da campanha (idoso, gestante, crianças, puérperas, portadores de doenças crônicas, professores, trabalhadores da área de saúde, população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes de 12 a 21 anos) deverão ser vacinados também na próxima campanha nacional, prevista para  ocorrer  em abril ou maio de 2018, uma vez que será uma vacina de composição diferente.

“Destacamos que as pessoas que já receberam a vacina influenza durante a campanha de 2017 ou posteriormente, elas não tem necessidade de tomar outra dose nesse momento”, afirmou Eunice Raquel Amorim, gerente de imunizações do Município.

A Central de Rede de Frio (CRF) Municipal recebeu pela instância estadual 16 mil doses da vacina referente ao quantitativo de vacinados em 2017 do grupo prioritário de professores do município de Maceió e as seringas com agulha de calibre 25 x 0,6 mm correspondentes ao quantitativo de doses.

A vacinação tem o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, em especial na população alvo.

As contraindicações gerais para a vacina Influenza são alergia a ovo e reação anafilática a uma dose anterior e as contraindicações temporárias são semelhantes às das outras vacinas do calendário. A vacina deverá ser administrada por via intramuscular na dosagem de 0,5 mL.