Geral

Deputada Thaise quer instituir a Semana Estadual de Conscientização da Aids

Por Comunicação ALE/AL 17/01/2018 12h12
Deputada Thaise quer instituir a Semana Estadual de Conscientização da Aids

A deputada Thaise Guedes protocolou no final do ano passado um projeto de lei que institui, no calendário oficial de eventos de Alagoas, a Semana Estadual de Conscientização sobre Diagnóstico, Acompanhamento e Tratamento da Aids. A data escolhida foi a semana em que constar 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no Brasil de 1988.

De acordo com a matéria, a Semana consistirá, entre outras ações, na realização de campanhas, debates, palestras e distribuição de material informativo. A ideia é conscientizar a população sobre assuntos relacionados ao portador do vírus, à promoção dos direitos humanos e sobre diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença. Espera-se, com isso, “construir uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”, justifica a deputada em seu projeto.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença viral, transmitida pelo sangue, sémen, leite materno e fluidos vaginais. O vírus invade o sistema imunológico e expõe o indivíduo à ação de outras doenças, podendo ser fatal em estágios mais avançados. Em 2016, segundo dados da Unaids, havia 1,8 milhão de pessoas vivendo com HIV na América Latina. Destas, 36.000 morreram de causas relacionadas à Aids.