Geral

Prazo para atualização de dados do CadÚnico termina nesta sexta-feira (19)

Por Agência Alagoas 19/01/2018 08h08
Prazo para atualização de dados do CadÚnico termina nesta sexta-feira (19)

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pertencentes ao Grupo 4 da Averiguação Cadastral de 2017, tem até amanhã (19) para atualizarem seus dados. Caso não cumpram o prazo, o benefício será bloqueado.

Em levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em todo o país cerca de 11 milhões de famílias foram convocadas, em oito grupos, ao longo de 2017, para realizar a Atualização Cadastral. Dessas, 4,2 milhões são beneficiárias do Programa Bolsa Família. A ação é considerada a maior já realizada pelo orgão.

O público do Grupo 4 totaliza 2,396 milhões de famílias brasileiras, sendo quase 60% beneficiárias do Bolsa Família. As famílias foram convocadas para atualização cadastral por meio de mensagens em seus extratos de pagamentos do programa.

“O público desse grupo é formado por famílias beneficiárias ou não do PBF e de outros programas sociais, com inconsistência de renda proveniente de dados do mercado de trabalho, recebimento de benefícios previdenciários ou BPC, contribuições previdenciárias e óbito”, explica o secretário Fernando Pereira.

Para atualizar os dados, é necessário que o responsável pelo benefício na família compareça ao setor responsável pelo Cadastro Único no seu município munido dos documentos pessoais de todos os membros da família. As famílias que não atenderem à convocação para atualização cadastral ficam impedidas de acessar os programas sociais do Governo Federal vinculados ao Cadastro Único, podendo ter seu cadastro excluído a partir de novembro de 2018.

Averiguação Cadastral

Trata-se da verificação das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação entre dados declarados na base nacional e informações contidas em outros registros administrativos. A medida serve para identificar possíveis inconsistências e permitir tratamento dos dados por meio da atualização cadastral, conforme estabelece a Portaria MDS nº 94, de 04 de setembro de 2013.