Geral

Já choveu 83% do esperado para todo o mês, diz Defesa Civil

Por Jornal Extra Alagoas 18/02/2018 09h09
Já choveu 83% do esperado para todo o mês, diz Defesa Civil

Para otimizar o atendimento e serviços disponibilizados, sobretudo durante as chuvas, o prefeito de Maceió em exercício Marcelo Palmeira coordenou, neste sábado (17), as ações da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil de Maceió. De acordo com o prefeito, o órgão está de prontidão neste final de semana devido ao volume de chuva registrado na capital. “O monitoramento intensificado tem foco principalmente nas áreas de risco. A Prefeitura já conhece os pontos críticos e segue acompanhando tudo de muito perto”, ressaltou.

Segundo dados dos pluviômetros monitorados pelo órgão, já choveu 83% do esperado para todo o mês, quando normalmente o índice pluviométrico é de 88 milímetros.

Em relação às ocorrências, foram registrados sete chamados, sendo cinco por questões de infraestrutura e dois tombamentos de árvores. Segundo esclarece Dinário Lemos, titular da Defesa Civil, não há nenhuma família desalojada ou desabrigada em decorrência do volume de chuva. “Nossa equipe está de plantão e, para qualquer necessidade, a população deve acionar a Prefeitura por meio dos telefones 0800 030 6205 ou 3315-1437”, orienta o gestor.

Ainda sobre o volume de chuva, os dados da Defesa Civil apontam que os números são maiores em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2017, durante todo o mês de fevereiro, choveu 17.8 milímetros. Já neste ano, até a manhã deste sábado (17), foi registrado um índice pluviométrico de 73,2 mm. Em algumas localidades, a exemplo do bairro de Cruz das Almas, o volume de chuva chegou a 105.6 mm.

Previsão 

O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa alagoana favorece uma condição de nebulosidade que provocará neste sábado (17) chuva em nível moderado, podendo ainda ocorrer pancadas mais fortes, alternando com momentos sem precipitações. Para o domingo (18) a previsão é de que a condição se mantenha a mesma. A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh).