Geral

Governo do Estado promoverá 5ª Feira do Peixe Vivo

Por Agência Alagoas 13/03/2018 13h01
Governo do Estado promoverá 5ª Feira do Peixe Vivo

O Governo de Alagoas promoverá entre os dias 28 e 29 de março a 5ª Feira do Peixe Vivo, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca de Aquicultura (Seagri). O evento ocorrerá em Maceió, no Parque da Pecuária, no Trapiche da Barra, e conta com o patrocínio do Sebrae/AL.

 

O intuito é incentivar a produção e a comercialização de pescados e frutos do mar.   Além da comercialização dos peixes de água doce e salgada, os produtores também irão vender mariscos frescos como sururu, massunim, siri e ostras depuradas, entre outros. Durante a feira, as espécies de peixe tilápia, tambaqui e surumbim serão os pescados que podem ser adquiridos ainda vivo, em tanques suspensos, instalados no local.

 

“A feira é mais uma iniciativa do Governo de Alagoas, buscando oferecer mais oportunidade aos produtores, gerando emprego e renda, e ofertando ao público consumidor um alimento de qualidade, saudável e com preço acessível”, afirma o secretário de Agricultura, Antônio Santiago.

 

Como informa Luciano Barros, superintendente de Aquicultura da Seagri, participarão da Feira do Peixe Vivo produtores das Colônias de Pescas Z-16 do Trapiche da Barra, e Z-2, do Pontal da Barra. Produtores do Perímetro Irrigado de Boacica, e Lagoa do Retiro, do município de Junqueiro, além dos grupos Lagoa Escura Pescados, de Campo Alegre, Piscicultura DuBosque, de Junqueiro, e Unipesca de Piaçabuçu.

Nesta edição, haverá a venda, também, de hortaliças de grupos apoiados pelo Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL), produtos da apicultura da (COPEABS) e artesanato com couro de peixe da espécie tilápia.

Programação

O evento tem início às 7h e se estenderá até as 13horas, e nesta edição conta com o apoio e parcerias da Codevasf, Federação dos Pescadores (Fepeal), Ideral, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Cooperativa Pindorama, Corpo de Bombeiros e Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).