Geral

Técnicas da Semas falam sobre Assistência Social para alunos da Ufal

Por Ascom Semas 16/04/2018 14h02
Técnicas da Semas falam sobre Assistência Social para alunos da Ufal

Além de atender à população em vulnerabilidade e risco social, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também  aproveita os espaços públicos para divulgar os serviços e programas da rede sociassistencial. Técnicas da Semas falaram sobre esses serviços na roda de conversa intitulada “Reflexão Acerca dos Instrumentais Técnico-Operativos do Serviço Social”, que aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As assistentes sociais, Mariele dos Santos e Maria Joaquina, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, falaram para estudantes do 3º Período da Faculdade de Serviço Social, sobre os serviços da Assistência Social ofertados à população. Segundo Mariele, as técnicas foram convidadas  para mostrar como é feito o trabalho de atendimento à população em vulnerabilidade social de Maceió.

“Falamos sobre  os serviços ofertados pelos Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Serviço de Abordagem Social (Seas). Muitos desses  alunos desconheciam o  trabalho realizado pela Semas. É um momento de troca de conhecimento que irá contribuir na formação profissional deles, articulando teoria à prática para melhor qualificar o fazer profissional”, destacou.

Para a gestora da Semas, Celiany Rocha,  é muito importante esse estreitamento com a Faculdade de Serviço da  Ufal. “Muitos desses estudantes um dia atuarão na Assistência Social. O contato com eles é bastante relevante porque eles estarão mais bem preparados para atender a população em situação de vulnerabilidade ao assumirem seus postos de trabalho”, disse Celiany.

A Ufal desenvolve o projeto ‘Ações Estratégicas para Fortalecimento da Rede de Atendimento à Crianças e Adolescentes’, no Cras Cidade Sorriso, no Benedito Bentes. O projeto de Extensão da Faculdade de Serviço Social da Ufal, coordenado pela professora doutora Márcia Costa, tem como objetivo mostrar a importância de se discutir e refletir com a comunidade formas de prevenção e combate a exploração sexual infantojuvenil e tem a participação de usuários e profissionais da rede de atendimento a crianças e adolescentes.