Geral

Creas Benedito Bentes orienta sobre abuso e exploração sexual

Por Prefeitura de Maceió 19/04/2018 13h01
Creas Benedito Bentes orienta sobre abuso e exploração sexual

Com o intuito de informar e prevenir a violação dos direitos da criança e do adolescente de Maceió, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ministrou palestra socioeducativa na Escola Municipal Carmelita Gama – CAIC UFAL, sobre o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes”.

Em parceria com o projeto “Guarda Faz Escola”, o Creas Benedito Bentes foi representado pela educadora social da região, Manoela Moreira, que apresentou o assunto de forma lúdica, através do teatro de fantoche, para crianças e em forma de palestra para os adolescentes das turmas da manhã e da tarde.

A ação foi iniciada com uma apresentação da Guarda Municipal, falando sobre paz e segurança nas escolas e no bairro e seguiu com a presença da educadora. Durante o evento, houve também a apresentação e divulgação dos serviços do Creas e suas demandas.

semas-combate-exploracao-creas-benedito-bentes-6Segundo a coordenadora do Creas Benedito Bentes, Daniela Almeida, o objetivo da palestra é informar, de maneira lúdica e interativa, sobre o tema e também de realizar uma busca ativa de crianças e adolescentes que não sabiam sobre abuso e exploração e podem se encaixar nas situações.

“Muitos desses pequenos e jovens não entendem ou sequer sabem sobre o assunto, e às vezes nem entendem que podem fazer parte desse ciclo de violência. Então foi um momento de extrema importância para que eles fossem informados sobre seus direitos e de como buscar ajuda em caso de necessidade”, disse a coordenadora, completando que a ação também é considerada um meio de prevenir essas violações de direitos.