Geral

Renan Filho anuncia reajuste para o servidor, já Rui Palmeira...


Redação
Fonte: www.edivaldojunior.com.br

05/05/2018 20h12

O governador Renan Filho (MDB) confirmou que vai enviar para a Assembleia Legislativa de Alagoas, na próxima semana, projeto de lei propondo reajuste salarial geral para o funcionalismo com base no IPCA de 2017. A reposição deve ficar em 2,95%. A confirmação foi dada durante a solenidade de inauguração do Eixo Quartel, neste sábado, 5, pela manhã, em Maceió.

A proposta de reajuste salarial do governo do Estado será apresentada dentro do prazo previsto, uma vez que a data base do funcionalismo estadual é maio. Já os servidores da prefeitura de Maceió devem ficar, mais um ano sem reajuste. A data base do funcionalismo municipal é em janeiro e até o momento o prefeito Rui Palmeira não sinalizou com a possibilidade de dar qualquer correção salarial. Um vereador da base do prefeito revelou que o prefeito já teria decidido não dar nenhum tipo de reajuste este ano, em função das dificuldades financeiras do município.

Talvez tenha sido mero acaso o anúncio do reajuste salarial do servidor do Estado durante a inauguração do Eixo Viário – ou não. A obra, que o governo de Alagoas fez, era uma antiga promessa do prefeito Rui Palmeira, que nunca saiu do papel. Renan Filho também feito várias outras ações em Maceió, que deveria ser realizadas pela prefeitura, a exemplo da construção de duas novas UPAs na capital.

O governo também tem avançado em outras áreas na capital, a exemplo de Educação, com escolas de tempo integral, construção de novos hospitais e principalmente em obras consideradas de grande impacto social, como o programa Vida Nova nas Grotas, que beneficia setores mais carentes da população, enquanto a prefeitura ainda está em passo de espera pela liberação de empréstimos internacionais para iniciar projetos em áreas mais carentes da capital.

Reajuste será geral

O reajuste salarial vai beneficiar cerca de 70 mil servidores estaduais, ativos e inativos, mas não vai interromper as negociações salariais com algumas categorias. No começo da próxima semana, o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos terá nova reunião com o Movimento Unificado dos Militares. A expectativa dele é que saia um acordo. “Chegamos ao limite. Abrimos todos os números das finanças do Estado e acreditamos que as lideranças dos militares vão conseguir mostrar para a categoria que o governo já ofereceu o que podia oferecer”, pondera.

A proposta, pelo que se sabe, prevê aumento de 12% para os servidores da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, parcelados em 4 anos – entre 2019 e 2022. Além desse aumento, os militares terão também direito a todos os outros reajustes que forem concedidos ao funcionalismo no período.

Eixo Viário

Na entrevista a jornalistas, Renan Filho destacou que o Eixo Viário inaugurado neste sábado visa ampliar a mobilidade urbana na capital e minimizar os transtornos do trânsito, além de diminuir os longos congestionamentos enfrentados pelos motoristas que precisam utilizar a Avenida Fernandes Lima: “é um investimento muito importante que garante a mobilidade urbana da capital uma vez que as pessoas querem perder menos tempo no trânsito. O governo de alagoas voltou a investir na capital. Há muito tempo não havia investimentos com recursos próprios”, disse o governador.



Compartilhe