Geral

Cras Área Lagunar celebra tradição nordestina com idosos

Por Ascom Semas 13/06/2018 16h04
Cras Área Lagunar celebra tradição nordestina com idosos

Em alusão às festas juninas, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), deu início às comemorações nesta quarta-feira (13), na Associação dos Oficiais Militares De Alagoas (Assomal), com o grupo de idosos.

Há cerca de um mês os idosos, inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), estavam preparando a festa e produziram artigos de decoração e ensaiaram uma quadrilha. Depois de muita ansiedade, o evento chegou e mais de 60 idosos dançaram forró, apresentaram sua quadrilha, comeram comidas típicas, elegeram o Rei e Rainha do Milho e se divertiram muito.

Para a coordenadora do Cras Área Lagunar, Beatriz Calado, a manhã foi de extrema alegria e orgulho para a coordenação. “Quando eles chegam no Serviço de Convivência, geralmente eles estão isolados, quietos, achando que não tem mais idade para realizar algumas atividades. Então, vamos lá e trabalhamos a valorização e autoestima deles através de diversas atividades, sejam elas externas ou internas. Vê-los assim hoje, felizes e animados, é de muito orgulho”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, comemorar a Festa de São João foi uma ideia em alusão ao mês e também uma forma de resgatar a cultura nordestina. “Esse é o objetivo do grupo, que eles possam interagir, criar novos amigos, saber seus direitos e se sintam incluídos na sociedade, se auto valorizando. Hoje é um exemplo desse empoderamento, onde eles produziram a ornamentação e são as estrelas da festa”, completou Beatriz.

Representantes da Coordenação dos Direitos da Pessoa Idosa da Semas estiveram presente na festa e também ressaltaram a importância do evento para os idosos como forma de inserção e valorização da pessoa idosa.

Ansiosa para festa, um dos destaques da quadrilha foi Maria Remijo, que estava vestida comoMaria Bonita. Segundo ela, a ideia veio durante as reuniões, quando se organizavam para montar alguns detalhes da apresentação. “Eu estou muito animada, acho que o momento precisava de dedicação, então me preparei toda e agora estou curtindo muito”, afirmou.

Já a pensionista Salete Silva, de 63 anos, entrou este ano no Grupo de Idosos e já se sente em casa. “As pessoas me acolheram como uma família e criei muitos amigos. Eu amo São João, hoje está sendo muito divertido, estou muito feliz”, disse.

O Cras Área Lagunar também vai realizar a festa de São João na próxima segunda-feira (18), das 10h às 12h, na Associação dos Oficiais Militares De Alagoas (Assomal), para o grupo de crianças e adolescentes. Atualmente, o Centro de Referência de Assistência Social Área Lagunar, funciona na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro do Prado. Pessoas da comunidade que quiserem participar dessas e de outras atividades devem procurar o equipamento social.