Geral

Novo IML possibilita atendimento mais humanizado às mulheres

Espaço conta com equipamentos para exames de ultrassonografia de abdômen e membros

Por Agência Alagoas 18/06/2018 16h04
Novo IML possibilita atendimento mais humanizado às mulheres
Foto: Sirley Veloso

Contribuir para um atendimento cada vez mais humanizado às mulheres em situação de violência sexual é o propósito da Sala Lilás que compõe a estrutura do novo Instituto de Medicina Legal Doutor Estácio de Lima (IML), inaugurado nesta segunda-feira (18), pelo Governo de Alagoas

A sala é uma antiga demanda das mulheres que sofriam esse tipo de crime e não contavam com um espaço apropriado para o acolhimento necessário. O ambiente conta com uma mesa ginecológica elétrica histeroscópica e um ultrassom colorido doppler digital para exames de ultrassonografia de abdômen e membros. Além dos modernos equipamentos, no local as mulheres também irão contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas e assistentes sociais.

Para a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva, a estrutura vai possibilitar um atendimento humanizado às mulheres, evitando que elas sejam revitimizadas. “Esse espaço era uma reivindicação dos movimentos de mulheres e contou com a sensibilidade do governador Renan Filho. Seremos parceiras do IML, capacitando as equipes que irão atuar na Sala Lilás, e contribuindo assim, para que o atendimento seja cada vez mais humanizado e adequado ao momento que já é tão doloroso para mulher”, destacou a secretária.  

A secretária Maria José, disse também, que irá trabalhar em parceria com o IML para que o registro de informações do Instituto faça um recorte mais aprofundado, no sentido de garantir um perfil mais detalhado das mulheres vítimas de violência sexual. “Precisamos conhecer cada vez melhor essas mulheres, identificando, por exemplo, nível de escolaridade, cor e idade. Isso irá nos ajudar na construção de políticas públicas mais eficazes e eficientes”, declarou Maria José.

Outro importante instrumento no combate à violência sexual, e que também conquistou um espaço mais amplo no novo prédio do IML é o Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps), de atendimento às crianças vítimas de violência. As novas instalações do Naps contam com sala lúdica e de exames, exclusiva. O novo IML fica na Avenida Luiz Avelino Pereira, no Tabuleiro do Martins.