Geral

Governo de AL entrega mais de 150 melhorias habitacionais nas grotas de Maceió

Por Agência Alagoas 19/06/2018 08h08
Governo de AL entrega mais de 150 melhorias habitacionais nas grotas de Maceió
Julliane Leão

O Governo do Estado vem priorizando os investimentos em humanização das grotas da capital, como forma de dar mais dignidade e conforto à população. Os programas Vida Nova nas Grotas e de Urbanização do Vale do Reginaldo se destacam por trazer para Alagoas desenvolvimento urbano e social, melhorando áreas precárias e insalubres com obras de infraestrutura urbana.

As ações se concentram em Maceió, beneficiando moradias localizadas em áreas periféricas e em situação de risco, e incluem não só a melhoria de calçamentos de ruas, praças e conjuntos, como pequenas reformas nas residências. Por meio do ‘Vida Nova nas Grotas’, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realiza melhorias habitacionais em residências de alta vulnerabilidade, com pequenos reparos de até R$ 5 mil.

No dia 27 deste mês serão entregues 24 casas reformadas na Grota da Macaxeira e assinada ordem de serviço para a execução de melhorias em mais 78. Além da Grota da Macaxeira, o programa atua hoje nas grotas das Piabas e do Aterro, com o serviço de pequenos reparos em 105 residências.

O programa Vida Nova nas Grotas teve início em 2016 com o nome ‘Pequenas Obras, Grandes Mudanças’ e a proposta de transformar a vida de cerca de 300 mil pessoas residentes em grotas de Maceió. Hoje, com novo nome e maior notoriedade, firmou parceria com o ONU Habitat, programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, e pretende atender todas as grotas de Maceió, totalizando 2 mil casas contempladas com melhorias.

Vale do Reginaldo

A Seinfra também é responsável pelo programa de Urbanização do Vale do Reginaldo, atuando em questões como desapropriação, aluguel social, construção de habitações, realização de melhorias habitacionais, regularização fundiária, contenção de encostas e construção de equipamentos comunitários. Direcionado à população que vive em áreas de risco ou em locais que possuem intervenções da Prefeitura ou do Estado, o programa já efetuou serviços de melhoria em 100 residências e está em processo de entrega de 28 outras.

O Programa de Urbanização do Vale do Reginaldo funciona desde 2007 e, a partir de 2009, passou a executar obras de melhorias habitacionais, que servem como complemento ao processo de urbanização. Para a gerente de Planejamento e Política Habitacional da Seinfra, Monnyck Barbosa, incluir essas moradias no projeto é de grande relevância. “O programa fica bem mais completo e pode atender de fato toda a população. Dessa forma, a urbanização do Vale do Reginaldo se dá de maneira muito mais ampla e inclusiva”, reforça.

População beneficiada

Juntos, os programas já entregaram 152 casas e já está programada a entrega de mais 339 nas suas próximas etapas. O Vida Nova nas Grotas se concentra em três grotas: a do Aterro, da Macaxeira e das Piabas, e tem entre ordens de serviços e processos de licitação, 183 residências. Já o Programa de Urbanização do Vale do Reginaldo está em processo de licitação de 156 residências em todo Vale.